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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?

Redação corrigida 800

Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação? (2)

Inconsistente Erro Correção

Destaque em vestibulares com devido a resultados satisfatórios: Essa essa tem sido a fama dos colégios militares. O método de ensino que visa a disciplina atrai o interesse de muitos pais para essas escolas, visto vista a defasagem que se encontram as instituições de ensino públicas em geral. Por apresentar um sistema diferenciado, os colégios militares chegam a se equiparar ao nível particular.

As inversões e perdas de valores, tão comuns nas últimas gerações, fazem necessária a presença de regras mais rígidas nas escolas. Professores e funcionários de instituições de ensino sofrem agressões de alunos frequentemente devido à impunidade dos autores. Nas escolas militares, porém, o respeito aos superiores é cobrado, e cobrado e tais desacatos são julgados com a gravidade séria gravidade que têm, tornando tais atitudes improváveis dentre os alunos evitando-se a prática desses atos pelos alunos.

Além do aspecto comportamental, os estudos são exigidos de forma firme, levados a sério, vindo a aprovação somente com o real merecimento. É comprovada a eficácia dessa didática através por meio de avaliações como o a do ENEM, em que boa parte dos alunos de colégios militares é aprovada, atingindo o principal objetivo das escolas: o ingresso dos estudantes ao ensino superior.

Nesse contexto, pode-se concluir que sim, a disciplina, a ordem e a autoridade são positivas e contribuem no processo de aprendizagem. Estes, em muitas das vezes, Esses, muitas vezes, são os fatores de que as escolas públicas carecem para melhor funcionamento e preparação de seus alunos.

Comentário geral

Texto bom. Concorde-se ou não com a tese defendida pelo autor, o fato é que ele soube apresentá-la e mobilizar argumentos em sua defesa. Há pequenos problemas de linguagem, mas os mais significativos se encontram no primeiro parágrafo. Nos outros, apesar de uma ou outra expressão de cunho vago e inadequado, pelo menos o autor consegue transmitir suas ideias.

Aspectos pontuais

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Os colégios militares não visam a disciplina, não a têm como seu objetivo. Eles baseiam seu ensino numa disciplina rígida, aos moldes militares. b) A frase está truncada quanto à sintaxe e o termo defasagem exige um complemento para fazer sentido. c) Certo seria dizer: ao nível das escolas particulares.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 800

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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