Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação? (2)

NOTA 8,0

Destaque em vestibulares com devido a resultados satisfatórios: Essa essa tem sido a fama dos colégios militares. O método de ensino que visa a disciplina atrai o interesse de muitos pais para essas escolas, visto vista a defasagem que se encontram as instituições de ensino públicas em geral. Por apresentar um sistema diferenciado, os colégios militares chegam a se equiparar ao nível particular.

As inversões e perdas de valores, tão comuns nas últimas gerações, fazem necessária a presença de regras mais rígidas nas escolas. Professores e funcionários de instituições de ensino sofrem agressões de alunos frequentemente devido à impunidade dos autores. Nas escolas militares, porém, o respeito aos superiores é cobrado, e cobrado e tais desacatos são julgados com a gravidade séria gravidade que têm, tornando tais atitudes improváveis dentre os alunos evitando-se a prática desses atos pelos alunos.

Além do aspecto comportamental, os estudos são exigidos de forma firme, levados a sério, vindo a aprovação somente com o real merecimento. É comprovada a eficácia dessa didática através por meio de avaliações como o a do ENEM, em que boa parte dos alunos de colégios militares é aprovada, atingindo o principal objetivo das escolas: o ingresso dos estudantes ao ensino superior.

Nesse contexto, pode-se concluir que sim, a disciplina, a ordem e a autoridade são positivas e contribuem no processo de aprendizagem. Estes, em muitas das vezes, Esses, muitas vezes, são os fatores de que as escolas públicas carecem para melhor funcionamento e preparação de seus alunos.

Comentário geral

Texto bom. Concorde-se ou não com a tese defendida pelo autor, o fato é que ele soube apresentá-la e mobilizar argumentos em sua defesa. Há pequenos problemas de linguagem, mas os mais significativos se encontram no primeiro parágrafo. Nos outros, apesar de uma ou outra expressão de cunho vago e inadequado, pelo menos o autor consegue transmitir suas ideias.

Aspectos pontuais

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Os colégios militares não visam a disciplina, não a têm como seu objetivo. Eles baseiam seu ensino numa disciplina rígida, aos moldes militares. b) A frase está truncada quanto à sintaxe e o termo defasagem exige um complemento para fazer sentido. c) Certo seria dizer: ao nível das escolas particulares.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 8,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos