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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?

Redação corrigida 300

Disciplina para vida toda

Inconsistente Erro Correção

"O Brasil é um o país do futuro", já dizia Renato Russo Russo, em suas belas canções bela canção. Para que haja uma ordem no progresso da nação, é necessário ter muita disciplina, que em contra partida que, em contrapartida, denotará o interesse na educação do país e com rigidez, esforço e paciência, isso espelhará em um espelhará um futuro promissor para a educação brasileira.

O ensino militar, por exemplo, mostra que a junção desses elementos (citado citados no primeira paragrafo parágrafo) resulta nas boas notas em avaliações externas a que são submetidos. Dedicação e foco são necessário necessários para formar críticos, que por sua vez, tende tendem a contribuir no aperfeiçoamento dessa metodologia de ensino do país.

Não é para tanto que a demanda da procura para ingressar demanda para ingressar no ITA é uma das mais cotadas hoje no Brasil, isso Brasil. Isso só deixa mais claro o quão bom e quão boa é a forma de ensino nessa instituição, que forma profissionais de alta qualidade, tal qual uma nação em desenvolvimento necessita na atual contemporaneidade atualidade.

Por tanto Portanto, em feito aplausivo, seria a ampliação desses colégios militares feito pelo governo, a acessibilidade à governo. O acesso a essas escolas trará uma nova visão para o jovem que sonha. Essa autoridade no ensino mudará a forma de pensar, agir, senso crítico de agir e o senso crítico. A presença da disciplina militar em regiões com baixo rendimento em avaliações externas, deve externas deve ser prioritária e urgente. Para termos ordem e progresso, é necessário uma boa base educacional para os jovens, que são o futuro do país.

Comentário geral

Texto muito fraco, marcado pela confusão de ideias e p[ela dificuldade de expressá-las com um mínimo de clareza. O autor faz um elogio dos colégios militares e da disciplina rígida, baseado na boa avaliação externa que eles obtêm. De concreto e claro, isso é a única coisa que ele diz. Todo o resto da redação é composto de divagações obscuras, que procura em vão uma retórica grandiloquente.

Aspestos pontuais

1) Primeiro parágrafo: O final do parágrafo não faz sentido, principalmente pelo uso do verbo denotar, que significa mostrar, indicar, representar. Ora, por que a disciplina vai denotar tudo aquilo que o autor afirma depois para a educação brasileira? O uso do verbo espelhar aumenta a confusão. Só se pode espelhar algo que já existe, o que não é o caso do futuro.

2) Segundo parágrafo: a) quando o autor disse desses elementos, já deixou claro ao que se referia. Não era necessário informar que os elementos estão no primeiro parágrafo, nem muito menos usar parênteses para isso. b) críticos é um adjetivo e falta na frase um substantivo que ele qualifique, do contrário, esses críticos poderiam ser críticos literários, teatrais, de cinema... Não é isso que o autor quis dizer, mais uma vez ele se expressou mal.

3) Terceiro parágrafo: a) Por para tanto o autor, provavelmente, quis dizer não é por acaso que há tanta demanda para ingressar no ITA. b) Mas um detalhe: o ITA não é um colégio, é uma faculdade e, embora seja mantido pela Aeronáutica, seus alunos civis não são submetidos a regime militar. O exemplo, portanto, foi inadequado.

4) Quarto parágrafo: a) Não existe a palavra aplausivo. b) O autor conclui com uma série de afirmações sem justificações sobre os colégios militares, muitas das quais marcadas por profunda subjetividade, como nova visão para o jovem que sonha, frase que nada significa de concreto. b) A solução que ele apresenta é o aumento do número de escolas militares, mas ela está perdida no meios das outras divagações do parágrafo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 300

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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