Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/1969 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 560

Divergência de opiniões

Erro Alteração Correção

Torna-se Tornou-se notável o aumento de imigrantes venezuelanos no Brasil nos últimos anos. Fato que fomenta Esse fato fomenta diversas discussões e gera posicionamentos de políticos e pessoas influentes, visto que haja haver aqueles que colocam-se se colocam contra e outros a favor acerca do assunto.

O Brasil, como país integrante da Organização das Nações Unidas (ONU) (ONU), concorda e executa, ou pelo menos deveria executar executar, planos de ações humanitárias e zelas zelar e defender os Direitos Humanos Humanos, estabelecidos por acordos globais entre países. Entretanto, muitos brasileiros, inclusive influências nacionais, repudiam a entrada de estrangeiros em nosso país e alegam a facilidade de terrorismos terrorismo ou pela a dificuldade econômica de abrigar cada vez mais imigrantes e, de alguma forma, desfavorecer os que daqui são de origem. Fatores como esses são geradores de xenofobia, tanto no Brasil quanto em outros países, transformando-se em um problema global e que afeta centenas de milhares de pessoas.

Em contradição contrapartida, há aquelas pessoas que dão moradia, refeições e oportunidades de trabalho assalariado aos imigrantes. Pessoas essas que que que se solidarizam e percebem em cada imigrante a dor de deixar seu país casa em busca de uma melhor condição de vida. As mesmas pessoas que acreditam em um país e em um mundo melhor e que, para isso, é preciso abrir mão do pouco que se tem para ajudar quem nada tem.

Diante dessa divergência de opiniões que vêm vem ocasionando conflitos no mundo contemporâneo, é dever do Governo e, consequentemente, da administração de cada país que decidam, da maneira mais justa possível, analisando os prós e contras das situações, se o país aceitará a entrada de imigrantes ou não. Se sim, criando leis e órgãos que prezem pela boa condição do imigrante e certifique-se certifiquem-se que o mesmo respeite e tenha um convívio agradável com aquela naquela nação, com fiscalização constante e controle de entradas. Assim, será evitado serão evitados diversos problemas que estão ocorrendo em razão da imigração, os imigrantes poderão viver suas vidas passivamente e o país desenvolver-se normalmente.

Comentário geral

Texto mediano, cujo maior problema é deixar o caráter argumentativo em segundo plano, limitando-se a expor as divergências de opinião sobre o tema, sem tomar propriamente um partido e fundamentar a posição assumida. O popular “em cima do muro”.

Competências

• 1) Linguagem razoável. Apesar dos muitos erros gramaticais (a maioria corrigida em verde), o autor consegue se comunicar por escrito com clareza. Quase tudo assinalado em vermelho tem relação com o conteúdo e não com a língua portuguesa. À exceção do trecho “país casa” que necessita de sinais gráficos para expressar um conceito, se é que era essa a intenção do autor. As duas palavras soltas na frase geram agramaticalidade.

• 2) A proposta de redação foi compreendida, mas o texto tem caráter mais expositivo do que dissertativo. Não há uma tese assumida e defendida pelo autor, que expõe a divergência de opiniões e lança a resolução do problema para o Governo.

• 3) A argumentação não é propriamente explícita, ficando mais ou menos sugerida ao longo do texto. Atenção: não são as “divergências de opiniões” que geram “conflito”, mas a imigração que gera a divergência de opiniões. É ambíguo, senão contraditório, dizer que os imigrantes devem ser acolhidos, mas controlados e fiscalizados.

• 4) Como já se disse, o texto tende para o expositivo, deixando a desejar quanto à estrutura de uma dissertação argumentativa. Ainda assim, é coeso e forma um texto, não se limitando a ser um conjunto de divagações.

• 5) Além de simplesmente lançar a solução para o Governo, o autor se esquece aqui de que estava falando do Brasil e passa a falar do problema no contexto mundial.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.