Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2018 O Brasil paralisado: o que você pensa sobre a greve dos caminhoneiros?

Redação corrigida 0

É de conhecimento geral que o Brasil vem sofrendo

Inconsistente Erro Correção

É de conhecimento geral que, o Brasil vêm que o Brasil vem sofrendo uma grave crise na sua economia e os governantes decidiram aumentar os valores de praticamente tudo o que tem no país.

Por conta disso os caminhoneiros no fim de maio disso, os caminhoneiros, no fim de maio, resolveram fazer uma paralisação bloqueando qualquer passagem de nos, 24 estados e no Distrito Federal, pedindo pela a diminuição do valor da gasolina, também para abaixarem o custo do pedágio entre um lugar e outro, e e do pedágio, bem como diferentes tipos de pedidos.

O governo, nos primeiros dias, tentou rebater e disseram que iriam disse que iria prender e multar os protestantes manifestantes, porém não funcionou, eles não desbloquearam nenhuma das rodovias. Com isso Isso causou a falta de diesel, de alimentos, queda nas indústrias e aumento da inflação.

Em consequência, o presidente Michel Temer resolveu fazer um acordo para que esse bloqueio tivesse fim, então marcou uma reunião com alguns representantes dessa greve e assinou um contrato onde dizia que iam ia diminuir os preços do diesel, assim como das outras coisas que foram pedidas, tendo em vista a isso, eles saíram das passagens e permitiram a entrada dos transportes nas ruas.

Comentário geral

Infelizmente, é necessário atribuir a nota zero a essa redação, escrita em linguagem coloquial ou informal, de caráter eminentemente narrativo, o que implica que o aluno não atendeu a nenhuma das exigências da proposta e dos critérios de avaliação (competências 1, 2, 3, 4 e 5). Em termos de conteúdo, o texto também revela uma visão ingênua, senão um completo desconhecimento da realidade, da brasileira, em particular, o que se evidencia pela diminuição do número de estados de nossa federação, que é 26. Os governantes não têm o poder de aumentar os preços no país, o que pode acontecer por influência deles, como consequência de seus atos. Os motoristas não bloquearam todas as “passagens”, já que não bloquearam outra coisa senão estradas. Pediam, ou melhor, exigiam solução para o aumento frequente do diesel, não da gasolina. “Protestante” é uma das religiões cristãs, assim como a católica, a ortodoxa, a pentecostal, etc. O final chega a ser surrealista: é como se o presidente da República tivesse marcado uma reunião com alguns sindicalistas para tomar uma cervejinha e assinar um contrato abaixando o preço de tudo. Não vale a pena comentar ponto por ponto o vocabulário equivocado e outros problemas gramaticais, que se manifestam desde o começo, com um vírgula separando sujeito de predicado e um erro de concordância verbal. O texto não tinha título. Para identificá-lo, usamos suas primeiras palavras

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE