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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2018 Patrimônio histórico e cultural brasileiro: um caso de descaso

Redação corrigida 100

É possível notar que o Brasil

Inconsistente Erro Correção

É possível notar que o Brasil é um país com uma pluralidade cultural de destaque no cenário internacional. Entretanto, os habitantes nativos não dão o devido valor a tudo o que foi construído ao longo do desenvolvimento do país, e país e que hoje é considerado patrimônio histórico e cultural brasileiro.

No ano de 2018, um fato que impactou o Brasil foi o incêndio no museu histórico na cidade de do Rio de Janeiro, grande Janeiro. Grande parte da história do país desde o período colonial, objetos e acervos foram destruídos pelas chamas. Mas, é válido destacar que que, mesmo com esse caos caos, o patrimônio deve ficar marcado na memória da população pois é isso que enriquece a identidade desse país de riquezas.

Outro ponto de grande relevância e que deve ser lembrado são as igrejas de Minas Gerais, igrejas com vários séculos de construção construção, mas que embelezam as cidades históricas como Ouro Preto, e Preto e que possuem artes esculpidas ou pintadas por artistas destaques em movimentos literários como Aleijadinho no Barroco e outros.

Portanto, a fim de valorizarmos ainda mais o patrimônio histórico, devemos denunciar qualquer caso de vandalismo contra a riqueza do país. E as três esferas do poder devem unir-se afim a fim de proteger todas as edificações com grande reconhecimento internacional.

Comentário geral

O texto não tinha título. Para identificá-lo, usamos suas primeiras palavras. Lamentavelmente, o texto é insatisfatório. Salva-se um pouco em termos de linguagem, porque não há erros graves, mas problemas de ambiguidade e vocabulário inadequado. O autor não compreendeu o tema, ou ainda, teve uma compreensão tão superficial que não pode ser levada em conta. A redação não é dissertativa-argumentativa e lhe falta completamente a coesão. É um conjunto de parágrafos isolados, onde o autor expõe mal os fatos e dá opiniões sem se preocupar em fundamentá-las.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) por que não fazer a afirmação diretamente, em vez de falar na possibilidade de notar? Começos desse tipo – é possível notar, é notório, é notável, etc. – são meramente retóricos. b) O que exatamente o autor chama de “pluralidade cultural”? Por que ela tem “destaque internacional”? O autor não explica e já passa para outro assunto. c) Por que falar em “habitantes nativos”? Por que não falar simplesmente em “brasileiros”?

2) Segundo parágrafo: a) Nem o nome certo do Museu que pegou fogo o autor sabe! b) O acervo é um conjunto de objetos que o museu possui. Não dá para falar em “objetos e acervos”. c) Quer dizer que não perdemos nada com o incêndio? A memória vai permanecer, mesmo que os objetos que permitiam reconstruí-la tenham sido perdidas? Essa declaração não faz muito sentido e o autor não a fundamenta.

3) Terceiro parágrafo: a confusão entre literatura e arte demonstra um conhecimento superficial do tema.

4) Quarto parágrafo: a) valorizarmos “ainda mais”? Como assim? O tema é justamente o descaso com o patrimônio histórico. b) Não se trata apenas de vandalismo nem de edificações com grande reconhecimento internacional. O autor, infelizmente, não compreende o tema.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 100

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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