Educação + Esforço = Sucesso

NOTA 7,0

É certo que, para termos uma "vida boa", é necessário são necessários o estudo, a estudo e a escola, mas não é apenas esta isso que garante o sucesso; sucesso: o esforço individual também é preciso.

Nem todos têm tem acesso a livros, ou livros ou até mesmo à internet, para terem ter o que estudar e é isso que a escola nos proporciona. Sem contar que todos temos dúvidas e essa é outra função importante da escola na caminhada rumo ao sucesso, a sucesso: a escola tira nossas dúvidas dúvidas, fazendo com que tudo fique bem claro e entendido.

Entretanto, de nada adianta uma escola ter ótimos professores e excelentes livros de estudo estudo, se não houver o interesse do aluno em aprender. Ninguém alcança o sucesso sem o esforço individual. Exemplos disto disso são pessoas de origem humilde, que não tiveram condições de estudar em ótimas escolas, que conseguem passar em diversos concursos e trazem o sucesso às suas vidas.

Comentário geral

Texto bom, com poucos problemas de linguagem e de expressão. Evidentemente, a análise que o aluno faz do tema é um pouco simplista demais, tanto que ele acha que pode reduzi-lo à matemática, como faz no título. Ora, isso está certíssimo num mundo ideal, como o dos números, em que se fala de quantidades em termos abstratos. Na realidade, a situação é diferente e o aluno não prestou muita atenção a isso, que era um aspecto importante do tema. Também são reducionistas o papel da escola e do esforço individual, como o autor os apresenta. Além disso, deixando de lado o real para falar de condições ideais, o aluno não chega a fazer uma proposta de intervenção para o problema sugerido no tema. De qualquer modo, isso são problemas de conteúdo, que não afetam as exigências de uma prova de redação. O texto é dissertativo-argumentativo, claro, objetivo e tem a coesão de um teorema.

Aspecto pontuais

Primeiro parágrafo: boa vida tem um significado muito amplo e não basta colocar a expressão entre aspas para restringi-la e fazê-la significar algo exato, preciso. Além disso, a expressão é informal demais para se enquadrar na norma culta.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 7,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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