REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2015 O sucesso vem da escola ou do esforço individual?
Educação + Esforço = Sucesso
É certo que, para termos uma "vida boa", é necessário são necessários o estudo, a estudo e a escola, mas não é apenas esta isso que garante o sucesso; sucesso: o esforço individual também é preciso.
Nem todos têm tem acesso a livros, ou livros ou até mesmo à internet, para terem ter o que estudar e é isso que a escola nos proporciona. Sem contar que todos temos dúvidas e essa é outra função importante da escola na caminhada rumo ao sucesso, a sucesso: a escola tira nossas dúvidas dúvidas, fazendo com que tudo fique bem claro e entendido.
Entretanto, de nada adianta uma escola ter ótimos professores e excelentes livros de estudo estudo, se não houver o interesse do aluno em aprender. Ninguém alcança o sucesso sem o esforço individual. Exemplos disto disso são pessoas de origem humilde, que não tiveram condições de estudar em ótimas escolas, que conseguem passar em diversos concursos e trazem o sucesso às suas vidas.
Comentário geral
Texto bom, com poucos problemas de linguagem e de expressão. Evidentemente, a análise que o aluno faz do tema é um pouco simplista demais, tanto que ele acha que pode reduzi-lo à matemática, como faz no título. Ora, isso está certíssimo num mundo ideal, como o dos números, em que se fala de quantidades em termos abstratos. Na realidade, a situação é diferente e o aluno não prestou muita atenção a isso, que era um aspecto importante do tema. Também são reducionistas o papel da escola e do esforço individual, como o autor os apresenta. Além disso, deixando de lado o real para falar de condições ideais, o aluno não chega a fazer uma proposta de intervenção para o problema sugerido no tema. De qualquer modo, isso são problemas de conteúdo, que não afetam as exigências de uma prova de redação. O texto é dissertativo-argumentativo, claro, objetivo e tem a coesão de um teorema.
Aspecto pontuais
Primeiro parágrafo: boa vida tem um significado muito amplo e não basta colocar a expressão entre aspas para restringi-la e fazê-la significar algo exato, preciso. Além disso, a expressão é informal demais para se enquadrar na norma culta.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
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