Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2015 O sucesso vem da escola ou do esforço individual?

Redação corrigida 700

Educação + Esforço = Sucesso

Inconsistente Erro Correção

É certo que, para termos uma "vida boa", é necessário são necessários o estudo, a estudo e a escola, mas não é apenas esta isso que garante o sucesso; sucesso: o esforço individual também é preciso.

Nem todos têm tem acesso a livros, ou livros ou até mesmo à internet, para terem ter o que estudar e é isso que a escola nos proporciona. Sem contar que todos temos dúvidas e essa é outra função importante da escola na caminhada rumo ao sucesso, a sucesso: a escola tira nossas dúvidas dúvidas, fazendo com que tudo fique bem claro e entendido.

Entretanto, de nada adianta uma escola ter ótimos professores e excelentes livros de estudo estudo, se não houver o interesse do aluno em aprender. Ninguém alcança o sucesso sem o esforço individual. Exemplos disto disso são pessoas de origem humilde, que não tiveram condições de estudar em ótimas escolas, que conseguem passar em diversos concursos e trazem o sucesso às suas vidas.

Comentário geral

Texto bom, com poucos problemas de linguagem e de expressão. Evidentemente, a análise que o aluno faz do tema é um pouco simplista demais, tanto que ele acha que pode reduzi-lo à matemática, como faz no título. Ora, isso está certíssimo num mundo ideal, como o dos números, em que se fala de quantidades em termos abstratos. Na realidade, a situação é diferente e o aluno não prestou muita atenção a isso, que era um aspecto importante do tema. Também são reducionistas o papel da escola e do esforço individual, como o autor os apresenta. Além disso, deixando de lado o real para falar de condições ideais, o aluno não chega a fazer uma proposta de intervenção para o problema sugerido no tema. De qualquer modo, isso são problemas de conteúdo, que não afetam as exigências de uma prova de redação. O texto é dissertativo-argumentativo, claro, objetivo e tem a coesão de um teorema.

Aspecto pontuais

Primeiro parágrafo: boa vida tem um significado muito amplo e não basta colocar a expressão entre aspas para restringi-la e fazê-la significar algo exato, preciso. Além disso, a expressão é informal demais para se enquadrar na norma culta.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 700

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE