Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2016 Carta-convite: discutir discriminação na escola

Redação corrigida 250

Educação e convívio

Inconsistente Erro Correção

Pelo mundo diversas questões contundentes são discutidas, seja ela econômica, religiosa ou social sejam elas econômicas, religiosas ou sociais, como por exemplo, a luta sobre a pela liberdade de expressão sendo uma expressão, uma das que vem ganhando maior força no último século. Devido a isso isso, é cada vez mais frequente a observação de pessoas que optam por se relacionarem com gêneros do mesmo sexo.

Em geral, a discriminação ainda é presenciado presenciada pela maior parte da população que optam opta por essa escolha, devido a à falta de respeito entre as partes.

A questão é, é: como lidar com esse tipo de situação?

Sabesse que todo ser humano ainda quando criança, devem ser ensinadas humano, ainda quando criança, deve ser ensinado a respeitar e conviver com as diferenças, até porque a escolha sexual é somente uma, dentre tantas existentes.

A educação, tem educação tem como função desde o início da função, desde o início, a conscientização para que inibição dessa situação ocorra inibir essa situação, principalmente na escola, onde muitas crianças e adolescentes passam maior parte do tempo.

Portanto deve ser aplicado Portanto, devem ser aplicados campanhas e exercícios de desenvolvimento contra os pré-conceitos, e preconceitos e a punição “avaliada” dos mesmos, caso seja necessário necessária.

Tolerância e limites precisam ser respeitados por ambas as partes, “ofensivo ofensor e ofendido" ofendido”, para que a sociedade conviva de forma amigável.

"Nos Nós devemos lutar pelo amor ao próximo" - ( Papa Francisco)

Comentário geral

Texto fraco. Não cumpre as exigências da proposta, pois não é uma carta-convite e também não chega a ser uma dissertação. Há apenas declarações avulsas e confusas, que nem são argumentos. Os erros de linguagem são muitos e graves.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) começa com uma declaração banal e mal escrita. Há muitas discussões no mundo todo? É evidente. Talvez nem todas sejam contundentes, mas o que o autor designa por contundentes? b) A liberdade de expressão permite observar as pessoas que optam por relacionamentos homossexuais? Como assim?

2) Segundo parágrafo: a) mais que presenciada, a discriminação é sofrida. b) Optar e escolher são sinônimos. Melhor seria ter dito pessoas que fizeram essa opção. c) Falta de respeito entre as partes? Que partes? A frase é incompleta. Só no final ele fará referência a ofensores e ofendidos.

3) Quarto parágrafo: começa com um erro crasso: a) sabesse em vez de soubesse, mas mesmo corrigindo isso a frase não faz sentido. b) a escolha sexual é somente uma das escolhas que o indivíduo pode fazer. Certo, mas como essa declaração se encaixa no raciocínio que o autor está tentando desenvolver?

4) Quinto parágrafo: o papel da escola em educar para a convivência pacífica deve se dar não pelo suposto fato de muitos jovens passarem a maior parte de seu tempo na escola. Em geral, os estudantes ficam na escola apenas um período do dia.

5) Quinto parágrafo: o que quer dizer punições “avaliadas”? Por que avaliadas está entre aspas? O que o autor quer dizer exatamente?

6) Sexto parágrafo: só aqui o autor dá a entender de que ambas as partes está falando. Mas por que colocar essas partes entre aspas?

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 250

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.