Educação libertária
Colégios militares têm ganhado muitos destaques muito destaque por seu bom desempenho no Enem e na disciplina dos seus alunos, porém existem muitos questionamentos sobre a rigidez impostas rigidez disciplinar imposta e quais são os impactos disso no aprendizado, aprendizado e na construção da identidade e dos valores de cada educando.
A imposição no aprendizado através do autoritarismo foge dos padrões pedagógicos, os alunos aprendem pelo método da rigidez e do medo, parecem verdadeiros "robôs" que executam as tarefas pré-estabelecidas pela instituição, onde o senso crítico e o incentivo a criatividade praticamente não têm espaço. Assim como argumenta a professora Pilar Lacerda na frase "A escola de educação básica é o lugar da formação de valores, de conhecer e respeitar o outro. Do diálogo e da construção de normas comuns. Que cidadão está sendo formado neste modelo militar? A não ser que o jovem queira seguir carreira militar".
A escola não pode ser um lugar burocrático burocrático, é local para discussões e aprendizado, os alunos precisam se expressar e saber respeitar uns aos outros, é outros. É possível disciplinar os alunos de várias maneiras, apresentando desafios, despertando interesse pelas atividades pedagógicas e muitas vezes ouvi-lo para ouvi-los para, a partir de um interesse ou dificuldade dele deles desenvolver um trabalho, e trabalho e assim ver seus avanços.
Justificar que as escolas militares tem têm um bom desempenho no Enem não é um bom argumento, pois muitas escolas que não utilizam o método militar conseguem alcançar bons resultados como exemplo é o Colégio Objetivo que são destaquesresultados, como, por exemplo, o Colégio Objetivo, que se destaca nas provas, nas olimpíadas escolares e na nas melhores universidade do país. O que podemos concluir é que o modelo militar é mais fácil para ter controle sobre os alunos, pois se for indisciplinado eles forem indisciplinados as consequências realmente surgiram surgirão.
Comentário geral
Texto regular, com equívocos conceituais e um grave problema estrutural: o último parágrafo, que faz parte do desenvolvimento, inclui abruptamente uma conclusão que não faz muito sentido. Pelo lado positivo, o aluno tem sua opinião formada e procura defendê-la com argumentos que, principalmente no terceiro parágrafo, são válidos e sólidos.
Aspectos pontuais
2) Terceiro parágrafo: a) Claro que a escola não deve ser burocrática, mas burocracia não é uma exclusividade das instituições militares. b) desenvolver um trabalho pode significar qualquer coisa. O autor simplesmente não conseguiu expressar o que queria dizer.
3) Quarto parágrafo: a) o colégio mencionado como exemplo pode se destacar nas provas e olimpíadas escolares, mas não se destaca nas universidades. Ele pode se destacar por colocar grande parte ou a maioria de seus alunos nas universidades. b) A conclusão não faz muito sentido. De acordo com a gravidade da indisciplina as consequências vão ocorrer independentemente do fato do aluno estar ou não numa escola militar. Além do mais, essa conclusão é reducionista, corroborando a visão caricata dos colégios militares apresentada no segundo parágrafo.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 2,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,0 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,0 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,0 |
Nota final | 5,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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