Educação no Brasil

NOTA 4,0

A educação no brasil ha Brasil há muito tempo tem vivido está vivendo uma situação complicada. São vários exemplos que mostram a baixa qualidade de ensino no pais país. Diante desses fatos é preciso perguntar: o sucesso nos estudos depende mais do esforço individual ou de escolas eficientes para produzir os resultados que se esperam?

Segundos dados da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), muitos estudantes do ensino publico tem público têm tirado péssimas notas em leitura, matemática e escrita. Assim, não é de assustar que, vários que vários alunos tenham tirado notas tão baixas na redação do Enem. E também que o Brasil é seja um dos países com um dos índices de alfabetização mais baixos do mundo.

Mesmo assim, nota-se também que tem ocorrido um numero, ainda que pequeno de estudantes que conseguem há um pequeno número de estudantes que consegue vencer as barreiras, sem nem mesmo ter frequentado uma escola particular e, por seus próprios esforços, conseguem consegue tirar notas boas tanto nos vestibulares quanto no Enem.

Em relação a à qualidade de ensino no brasil Brasil, é necessário que o governo intervenha nesta nessa situação e crie alternativas para a melhora do ensino do pais, investindo em escolas e universidades.

Comentário geral

Texto fraco. Antes de mais nada é de notar que o aluno encerra o primeiro parágrafo com uma pergunta que, nos parágrafos seguintes, ele deixa sem resposta. O segundo e o terceiro parágrafos são premissas que ficam sem conclusão. O quarto parágrafo é o esboço de uma solução "mágica", que serve para qualquer problema social brasileiro: intervenção governamental e investimentos em educação. Não há dúvida, porém, de que o autor tentou seguir uma estrutura dissertativa, de que ele compreendeu a proposta de redação. É o que impede que o texto tenha uma nota ainda mais baixa.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: Que fatos? O autor não apresentou um único fato anteriormente. Falou em situação complicada, em vários exemplos, mas nada de verdadeiramente fatual e concreto.

2) Terceiro parágrafo: a repetição injustificada de conseguem ainda traz um erro de concordância, que se soma aos outros erros do parágrafo, corrigidos em verde.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 4,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos