Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade

Redação corrigida 1000

Efeitos da globalização nos hábitos alimentares

Erro Alteração Correção

A epidemia global de sobrepeso e obesidade vem se intensificando na maioria dos países como consequência principalmente consequência, principalmente, da mudança de hábitos alimentares e comportamentais das últimas décadas e décadas, bem como do aumento da disponibilidade de comida rápida, barata e altamente processada.

Com a intensa globalização, os hábitos de vida das pessoas sofreram grandes transformações. Aplicativos de entrega rápida, maior socialização online, trabalho em casa ou mais restrito à cadeira em frente a um computador; todas essas mudanças diminuíram a necessidade de locomoção e, consequentemente, o esforço e gasto calórico, de acordo com pesquisa da London School of Economics (LSE). É visível considerável, ainda, a relação com alteração da qualidade do sono, pois esse vem sendo interrompido por notificações de celular, por exemplo, interferindo na produção de hormônio melatonina, responsável pelo sono reparador. Assim, a pessoa acorda cansada, e com necessidade de consumir alimentos energéticos, contribuindo para a escalada do aumento de peso que é vista em todo o mundo mundial do aumento de peso.

Além disso, a facilidade de acesso e aquisição de comida processada e altamente calórica é um fator determinante para explicar a presente epidemia de obesidade e sobrepeso. Segundo pesquisa do Centro Rudd de Políticas Alimentares e Obesidade da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, um dos fortes indicadores de obesidade em uma região é a presença de pântanos alimentares, que são áreas com alta densidade de estabelecimentos com comida barata e calórica – os “fast foods”. Alia-se à isso o aumento da renda populacional – no Brasil, o poder de compra da classe média cresceu 71% entre 2005 e 2015, segundo pesquisa do Instituto Data Popular – e a necessidade de comidas rápidas rápidas, devido ao menos menor tempo disponível que vem da mudança de hábitos advinda da globalização, de acordo com Cláudio Mottin, diretor do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Todas essas mudanças expõem causas determinantes para o crescimento dos níveis de sobrepeso e obesidade mundiais.

Tal crescimento nos números de obesos e com sobrepeso deve ser combatido com medidas positivas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo como um todo, impondo restrições qualitativas e quantitativas às indústrias alimentícias, promovendo reeducação alimentar nas escolas e apoio nutricional completo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, aos poucos, a população vai reaprendendo e se readaptando às suas atuais necessidades alimentares.

Comentário geral

Texto excelente. Cumpre todos os requisitos de uma dissertação argumentativa de um aluno do final do ensino médio. O autor introduz o tema, argumenta sobre ele e conclui apresentando uma proposta de intervenção para solucionar o problema. Destacam-se a exposição de fatos pertinentes, a referência a suas fontes, a conexão entre as premissas, na construção de uma argumentação coerente e sólida. Todos os elementos apontados em verde são mais sugestões de aprimoramento do texto do que correções propriamente ditas. Pode-se apontar como problema uma certa prolixidade, mas ela não chega a comprometer o texto.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 1000

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.