Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 320

Efeitos do conservadorismo

Inconsistente Erro Correção

Desde o iluminismo Iluminismo, entende-se que uma sociedade so progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observar observa a crescente onda conservadora no Brasil, verifica-se que esse ideial ideal iluminista e é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrisicamente intrinsecamente ligada à realidade do país. Nesse sentido, convêm convém analisarmos as princípais principais consequências de tal postura perante a sociedade.

Como primeira constatação constatação, observa-se que preocupações associadas ao aumento da classe conservadora não apenas existem existem, como vêm crescendo a cada dia. Por conta disso disso, é preciso buscar as causas dessas dessa questão, entre as quais, emerge como a mais recorrente a constante ausência de políticas públicas destinadas a à união das classes políticas e sociais, principalmente a de extrema esquerda que tem ideologia diferente. Isso acontece em virtude da predominância de pesamentos eraizados pensamentos enraizados que definem um pensamento politico político diferente, como um ataque as familias tradicionais à família tradicional, assim nota-se que todo pensamento oposto ao conservadorismo e é recebido como a frota afronta aos bons custumes, nesse costumes. Nesse contexto cultural, e é cada vez mais comum uma polarização entre classes políticas. Esse Esses fatores atuam em fluxo continuo contínuo e favorecem na formação de um problema social com dimensões cada vez maiores para o Brasil.

Outros Outro ponto relevante, nessa temática, está relacionando às consequências geradas por esse contexto. Como efeito negatico negativo dessa problemática problemática, está o preconceito e a violência sobre as classes minoritárias não conservadora conservadoras. Tal situação ocorre devido ao aumento do extremo conservadorismo que, em sua pequena parte, é composta por radicais praticantes de preconceito e violência. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a politica política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilibrio equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possivel possível perceber que, na sociedade sociedade, o aumento significativo do preconceito deve-se a à onda crescente do conservadorismo e que, que esse aumento tem sido prejudicial a ao estado democrático.

É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas políticas que visem a construção de um mundo melhor. Para que isso ocorra ocorra, o Ministerio da Educação(MEC) em parceria com o Governo federal deve promover paletras palestras que visem a união entre as classe sociais politicas e políticas brasileiras, bem como a união da sociedade. Dessa forma, todos na sociedade serão tratatos tratados de forma justa, plena e igualitária, sem preconceito ou violência. Somente assim o Brasil superará qualquer crescimento sócio politico sociopolítico, principalmente o conservadorismo.

Comentário geral

Infelizmente, o texto é muito fraco, principalmente pelos problemas graves de linguagem, entre os quais se destacam a redundância de ideias, a prolixidade e a ambiguidade. O autor usa as palavras de modo subjetivo e quase aleatório. São poucas as frases que resistiriam a uma análise sintática, de modo que se pudesse encontrar afirmações de caráter lógico. Vê-se que o autor teve alguma compreensão da proposta, bem como sua posição contrária ao conservadorismo, mas isso fica no âmbito da opinião, sem que existam fatos e raciocínios articulados para comprová-los.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o autor começa usando uma referência histórica equivocada, o Iluminismo, para explicar a mobilização das massas. Ao menos, isso é o que se pode depreender da expressão “um se mobiliza com o problema do outro”. A mobilização das massas não chega a ser um “ideal iluminista”, como o autor diz. Além disso, o parágrafo termina de modo bastante confuso, principalmente por conta de um vocabulário inadequado.

2) Segundo parágrafo: a) “isso” e “essa questão” tanto podem se referir às preocupações quanto ao aumento das “classes” conservadoras. O uso da palavra “classes” é equivocado, o autor está falando de grupos e não de classes sociais. b) A extrema esquerda, por exemplo, não é uma classe social, mas um grupo de partidários de uma tendência da política. De resto, se o governo que ganhou é conservador, por que ele iria instituir políticas públicas que favorecessem os grupos de esquerda? Não faz sentido.

3) Terceiro parágrafo: de modo confuso e repetitivo, o autor associa o conservadorismo ao preconceito e à violência. Diz que essas duas coisas surgem por causa do conservadorismo e... que o conservadorismo faz surgir o preconceito e a violência. Isso virou uma tautologia. De resto, como isso é prejudicial ao estado democrático? O autor não diz...

4) Quarto parágrafo: é surpreendente que o autor conclua declarando que “ainda há entraves para garantir a solidificação política que visem a construção de um mundo melhor”. Nos parágrafos anteriores, ele deu a entender que o conservadorismo é muito mais do que um simples “entrave”. Além disso, achar que o problema enorme que ele apresentou em todos os parágrafos podem ser resolvidos com palestras é um excesso de otimismo que beira a ingenuidade. De resto, o Ministério da Educação faz parte do Governo Federal e, portanto, não precisa fazer parceria com ele.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 320

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.