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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?

Redação corrigida 300

Em busca de uma educação de qualidade

Inconsistente Erro Correção

A escola é uma instituição que serve para instruir e transformar uma sociedade. O Brasil é um dos países que apresenta uma baixa qualidade de ensino. Existem algumas escolas que se destacam pela disciplina, ordem e autoridade autoridade, como os colégios militares. Ensinar o indivíduo a lutar pelos seus objetivos e direitos, é direitos é o que falta para o sistema educacional ser eficiente.

As escolas brasileiras sofrem constantemente com a indisciplina por parte dos alunos. Um dos exemplos seriam as ocorrências de violência e vandalismo, entre outros fatos que prejudicam o processo normal de ensino-aprendizagem. Além disso, a questão politica questão da política salarial do professor reflete na educação, uma vez que estes perdem a motivação para realizar um bom trabalho.

Os colégios militares do Brasil têm apresentado bons resultados, pois o sistema de educação é mais rígido. Visto que alcançou destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado. Nessas instituições o nível de indisciplina, violência e vandalismo são menores. Os professores exercem mais influência e as regras são mais rígidas. Quando se está em um ambiente sociável que impere social em que impera o respeito, o aluno tende a se motivar e aprender mais.

Portanto, o Brasil ainda possui uma estrutura moral e comportamental agravante no cenário educacional. O governo deveria investir mais na educação, valorizando o professor para que este desempenhe melhor sua função. Além de buscar métodos mais eficientes de aprendizagem. Como nos colégios militares, poderia focar na ordem, disciplina e respeito mútuo para formar cidadãos mais críticos e dispostos a cursar o ensino superior.

Comentário geral

Texto fraco. Não existe uma linha de raciocínio. O autor faz uma série de declarações avulsas e muitas delas estanques, isto é, não relacionadas com as outras do mesmo parágrafo ou do conjunto da redação. São expostos fatos, alguns mais objetivos, outros mais subjetivos, mas eles não refletem uma tese, nem muito menos a defesa desta por meio de argumentação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) É um exemplo claro das declarações avulsas e estanques. Há quatro declarações sobre educação, mas não há nenhuma relação entre elas. b) O aluno diz que existem algumas escolas que se destacam pela disciplina, ordem e autoridade, como os colégios militares. Desse modo, ele dá a entender que há outras escolas na mesma situação. Quais seriam elas, além das militares?

2) Terceiro parágrafo: a) a primeira oração em vermelho é subordinada à anterior e não deveria ser separada por ponto final. Tem também um erro de concordância, pois se refere aos colégios militares no plural, mas tem os verbos no singular. b) Os níveis de vandalismo e violência, ao que tudo indica, não são menores, mais inexistentes.

3) Quarto parágrafo: a) a primeira declaração não faz sentido. O que, exatamente, o aluno quer dizer com estrutura moral e comportamental do país? Trata-se de uma expressão obscura e ambígua. Aparentemente, ele quer dizer que os problemas morais e comportamentais existentes agravam a situação educacional do país. b) Mais uma oração subordinada é grafada coo se fosse independente.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 300

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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