Em busca do corpo ideal

NOTA 5,0

Algum tempo sempre Sempre se defendeu a ideia o ideal de uma mente sã enum corpo são, infelizmente são. Infelizmente, em pleno século XXI XXI, esse ensinamento tão antigo parece esta cada vez mais distante esquecido. Em uma sociedade de consumo consumo, que "vende modelos inatingível de perfeição", é natural que ocorram danos físicos e psicológicos.

O indivíduo cada vez mai se submetem submete a padrões inalcançáveis como; tratamentos, cirurgias como tratamentos e cirurgias. Causa danos reais á à saúde ou até mesmo á a morte. Um exemplo é caso exemplo que chamou bastante atenção da mídia foi o caso de Andressa urach Urach, a vice-miss bumbum, que ficou entre a vida e á a morte após ter colocado hidrogeu hidrogel nas coxa coxas. Nessa perspectiva o indivíduo cuja não está adequado sofrem como vítimas isoladas.

Depressão, distúrbios alimentares, bulimia e anorexia são alguns efeitos psicológicos de um ideal não alcançável para aqueles que não obtiveram seu objetivo, muitas vezes proposto pela mídia ou por amigos que buscam essa perfeição de qualquer maneira.

É preciso, portanto, que se reflita sobre esses padrões corporais que nos é imposto são impostos a cada dia. É preciso que o indivíduo seja mais flexível consigo mesmo. A escola pode levantar esses questionamentos sobre os estigmas corporais. A mídia mídia, por sua vez, deve assumir uma responsabilidade e promover umas uma reflexão. Quem sabe assim a sociedade compreenda que a beleza esta está no seu aspecto plural.

Comentário geral

Texto razoável, apesar de o autor ter dificuldade em se expressar com clareza e precisão e fazer uma análise superficial do problema. Há muitos problemas pontuais e é mais útil colocar o foco de nossa análise neles.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) sempre não é algum tempo, mas todo o tempo. Mas seria melhor falar em Desde a Antiguidade. b) O ideial é importante por ser sensato, não pela sua antigo. c) que ocoram danos físicos e psicológicos em quem? Faltou complementar a expressão.

2) Segundo parágrafo: a) o indivíduo se submete a padrões de beleza estabelecidos pela sua sociedade. Para alguns eles são alcançáveis, para outro não. As cirurugias e tratamentos não são um fim em si, as pessoas se submetem a eles pelos resultados que anseiam. b) Há ambiguidade quanto ao sujeito do verbo causa. Como ele está no cingular, seu sujeito deve ser indivíduo, mas o certo seria que se dissesse que as cirurgias e tratamentos causam os danos. c) A frase está truncada e não faz sentido.

3) Terceiro parágrafo: a) os danos não são só psicológicos, são físicos também. b) Que confusão: ideal não alcançável por aqueles que não atingiram seu objetivo! Se o ideal é inalcançável, eles não poderiam mesmo atingi-lo.

4) Parágrafo: a) até então o autor falou em ideais de beleza. Agora, passou a falar de estigmas corporais. Era melhor explicar com calma ambos os conceitos. b) Por no seu aspecto plural, o aluno parece querer dizer que a beleza está nas diferenças e na diversidade.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos