REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?
Equilíbrio é necessário, até na educação
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado anualmente, abrange alunos de escolas públicas, particulares e militares. Esta última modalidade tem se destacado cada vez mais, mostrando resultados satisfatórios, consequentes de um ensino fundamentado na disciplina e rigidez.
O estudo ensino pago - privilégio da minoria - continua liderando as melhores posições no ranking do ENEM, contrastando com a educação gerida pelo Estado Estado, e quase lado a lado com a o dos militares, revelando como este método de ensino tipo de escola não é obrigatório para que o aluno, de fato, aprenda. Sou uma ex-aluna de colégio estadual, e afirmo estadual e, por isso, posso afirmar que "disciplina, ordem e autoridade" dentro da sala de aula, definitivamente, não existia existiam; mesmo assim, não optaria ingressar no em um colégio onde este lema é levado obedecido com rigidez. Já tive experiências experiências, também, no ensino privado, e privado e digo: profissionais qualificados, boa dinâmica entre professores e alunos, e demonstração de interesse genuíno - deles daqueles para estes, principalmente - foram os principais fatores que geraram ótimos resultados no fim do ano letivo.
Enquanto houver esta heterogeneidade no nível de ensino entre as escolas brasileiras, a educação militar pode ser uma saída para aqueles desprovidos de recursos financeiros, mas terão que lidar com o desnecessário extremo extremo desnecessário da rigidez disciplinar.
Comentário geral
Texto bom. A partir de suas experiências pessoais o autor reflete sobre o tema proposto e toma uma posição acerca dos colégios militares, expondo suas razões para isso. Em geral, a redação está bem escrita e tem caráter dissertativo-argumentativo. A conclusão está abaixo do nível do desenvolvimento e falta um recurso coesivo que a conecte melhor com o que foi dito anteriormente. Há problemas de linguagem de pequena gravidade, com a correção apontada em verde. Em vermelho, estão as questões mais graves que comentaremos a seguir.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: a) o primeiro trecho em vermelho é confuso. É difícil entender se o autor afirma que os colégios militares estão lado a lado com as escolas particulares ou com as públicas. Além disso, não se pode esquecer que a escola militar também é pública. Então a distinção entre escolas estaduais civis e militares deveria estar mais clara. b) Já que o autor está refletindo a partir de suas experiências pessoais, ele deveria dizer o motivo de recusar o ensino militar, pois isso completaria a análise que ele faz do quadro educacional do país.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.