Escola, um lugar onde [que] deve abrir mentes!

NOTA 4,0

A escola tem uma importância fundamental na sociedade, colocando em prática o aprendizado e a formação de profissionais do futuro. Sendo assim, os recursos utilizados e formas praticadas nas instituições de ensino podem prejudicar ou ajudar.

O papel da escola seria ensinar e adaptar o aluno a sociedade, colocando como base inicial a pratica prática de cidadania. Que cidadania, que poderia ser demonstrada com os colegas e superiores da escola. E também ensino de matérias didáticas, colocando, assim, a formação dos profissionais, adequação de ideias, ideologias, entre outros.

Metodologias rígidas, poderia rígidas poderiam trazer desconforto ao crescimento de intelecto do aluno. Assim, Antônio Gramsci deixa como estilo de como deve ser uma escola citando que "A tendência democrática de da escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante". Colocando em pauta um estilo de pensamento a ser seguido, mostrando que o papel da escola é deixar e ensinar o caminho para cada aluno. Poderia uma escola com militância almejar uma construção de escolha ao aluno?

Utilização dos recursos adequados, como: tais como salas de aulas, materiais didáticos e conteúdos de ensinos com uma metodologia aberta com os alunos alunos, poderia ser a forma que esperaria uma educação com qualidade. Para pode poder ajudar na linha de raciocínio de cada jovem e deixa-lo deixá-lo livre sobre no que se refere a suas escolhas.

Comentário geral

Texto fraco, que se perde em divagações e generalidades, sem desenvolver estritamente o tema da redação. Nos dois primeiros parágrafos, assim como no último, ainda se entende o que o aluno quer dizer: a escola deve informar os alunos (sobre os conteúdos das diversas disciplinas) e formá-los como cidadãos, desde que conte com os recusos adequados. A citação de Gramsci é lançada no texto mas a relação entre ela e o que o autor do próprio texto diz é bastante indireta. Enfim, predomina a falta de clareza e objetividade.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: formas do quê? A palavra, assim, sozinha, pode significar qualquer coisa.

2) Segundo parágrafo: encerra-se com uma grande mostura de ideias, da qual se entende apenas que, além de formar cidadadãos, a escola deve qualificá-los profissionalmente. Chamar as disciplinas escolares (matemática, história, língua portuguesa, etc.) de matérias didáticas é incorreto: matérias didáticas são as matérias relacionadas à didática, lecionadas nas faculdades de Pedagogia. O que o autor quer dizer com adequação de ideias e ideologias a serem trasmitidas pela escola?

3) terceiro parágrafo: a) desconforto é um termo totalmente inadequado ao que o autor quer dar a entender. Certo seria falar em entraves, empecilhos. b) A frase em vermelho que segue é agramatical, devido principalmente aos verbos no gerúndio. c) Escola com militância não tem nada a ver com escola militar.

4) Quarto parágrafo: não se trata somente da linha de raciocínio. Trata-se do modo de pensar.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 4,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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