Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2016 Carta-convite: discutir discriminação na escola

Redação corrigida 150

Escolhas e suas consequências

Inconsistente Erro Correção

No mundo atual, observamos que a sociedade apresenta diferenças de aceitação social em vários aspectos como homofobia, sexismo, racismo, religião, peso peso, entre outros. Mas a questão abordada é sobre a homofobia porque a a homofobia: por que essas pessoas sofrem tanto para serem aceitadas no mundo de escolhas. escolhas?

Nós Nós, seres humanos racionais racionais, temos a oportunidade de fazer escolhas em todos aspectos, mas temos também a responsabilidade de arcar como com nossas escolhas, quando escolhas. Quando temos que decidir sobre algo, geralmente levamos em considerações se é o que desejo ou que se agrada quem eu respeito. Quando decidimos algo mas simples exemplo algo, por exemplo, vou torcer para x teme e outro vou torcer para o time x, mas outra pessoa diz que o time y é melhor, já existe um certo conflito de sobre qual time é melhor e vemos hoje no Brasil que partidas chamados de clássicos do futebol levam até a brigas porque o ser humano não aceita perder.

Mas Mas, em casos com impacto maior como a homofobia que homofobia, em que vemos casos de pessoas com opção sexual diferente sofrerem com agressões graves graves, levando a traumas e revoltas, com isso essas pessoas buscam seus direitos de aceitação com protestos e campanhas. Em conclusões própias toda pessoa tem que respeita respeitar a outra independente do seu peso, cor, religião e sexo sexo, mas não se deve provocar os diferentes pontos de vista com a religião tem e os homossexuais tem.

Comentário geral

Texto muito fraco. Não é nem uma carta-convite, nem uma dissertação argumentativa. O autor faz considerações confusas sobre a intolerância, mas não consegue nem deixar claro que está falando de preconceito e tolerância. Usa uma expressão obscura diferença de aceitação social e mistura coisas como preconceito contra gordos, negros e homossexuais como se fossem a mesma coisa e tivessem a mesma gravidade. A longa digressão sobre o futebol não leva a conclusão nenhuma. Apenas a conclusão propriamente dita, que começa com uma expressão inapropriada (em conclusões próprias), tem um sentido claro e válido.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) a primeira declaração é redundante e confusa, misturando diversos tipos de preconceito e chamando o preconceito de diferença de aceitação social. b) Que mundo de escolhas é esse? O que essa expressão significa, particularmente no contexto em que é usada?

2) Último parágrafo: todos os trechos em vermelho são obscuros e estão expressos num português muito ruim, que estão fora do que se chama de norma culta.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 150

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE