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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2020 Qualificação e o futuro do emprego

Redação corrigida 560

Evolução ou regressão humana?

Inconsistente Erro Correção

Com o advento das novas tecnologias, muitas expectativas acerca de como o seu uso poderá afetar a nossa sociedade foram criadas, sejam elas de aspecto positivo, seja sejam elas preocupantes. Nos ofícios, por exemplo, a automação do trabalho antes realizado incontestavelmente por humanos começa a ser mais discutido e gera um ambiente duvidoso e preocupante acerca de sua mão de obra.

Por incomensuráveis vezes pode-se abordar impactos da substituição da mão de obra em nossa sociedade e em seus ramos de serviços. De acordo com uma pesquisa mostrada na página virtual da do UOL, o setor com mais chance do fortalecimento do processo de automação é o de preparação de comida, com 64% de probabilidade. O fato é que a qualificação da mão de obra será cada vez mais exigida e o uso das tecnologias será inevitável.

A maneira como lidaremos com essa questão será crucial para o desenvolvimento humano, mesmo que esse processo não seja homogêneo em todo o planeta. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa agência de consultoria empresarial americana, McKinsey, países com o domínio tecnológico advindo junto com o impactante processo de globalização, marcado pela Revolução Técnico-Científico-Informacional, serão mais afetados pelo processo de automação do que os países com menos acesso a esse recurso, visto que mais setores serão afetados pelo avanço tecnológico. Vale ressaltar que boa parte desses países apresenta a taxa de crescimento vegetativo negativa, ou seja, possui mais indivíduos morrendo do que nascendo, sendo um dos fatos que faz com que a questão da empregabilidade não seja tão afetada quanto em países emergentes, por exemplo.

Principalmente nos países que não estão preparados completamente para essa situação, o futuro será duvidoso e a adaptação ao surgimento das novas tecnologias é essencial para o estabelecimento de soluções para a subtração da ocorrência do desemprego. A preparação para a população para o surgimento de novos empregos é uma dessas medidas para contribuir com o progresso social.

Plataformas sócio-virtuais que estabeleçam a comunicação com a população acerca do desenvolvimento de empregos e ofereçam novos postos de trabalhos devem ser mais efetivadas ao decorrer do tempo. A adaptação é uma construção social.

Comentário geral

O texto é confuso. Tem altos e baixos. Predomina a falta de clareza na exposição dos fatos. O autor deve procurar organizar suas ideias, para depois conectá-las numa linha de raciocínio ao longo do texto.

Competências

  • 1) Em termos de linguagem, a redação fica em nível mediano, resvalando no insuficiente. O primeiro parágrafo é confuso e há emprego inadequado de vocábulos, como é o caso de "ofícios" e "incontestavelmente". O uso incorreto do vocabulário prossegue no início do segundo parágrafo e se mistura com frases cuja sintaxe é confusa no terceiro e no quarto parágrafos, até chegar ao final caótico, que nos levou a atribuir nota 80 à quinta competência.
  • 2) Apesar dos tropeços da linguagem, o autor demonstra ter compreendido o tema e desenvolveu um texto razoável sobre ele. Aparentemente, houve até pesquisa para embasar as opiniões do autor.
  • 3) Verifica-se a construção de uma argumentação no texto, mas, ao se deter em detalhes menores, o texto se torna obscuro, como se nota principalmente no terceiro parágrafo.
  • 4) A coesão que o texto apresenta ocorre nos três parágrafos intermediários entre o primeiro e o último.
  • 5) Além de confusa, a conclusão termina com uma frase de efeito que é tão generalizadora, que o leitor fica sem saber o que o autor está querendo dizer, precisamente, com ela.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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