Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade

Redação corrigida 720

Falso Iluminismo

Inconsistente Erro Correção

As manifestações contra teorias científicas não são de hoje, mesmo antes da expansão dos meios de comunicação elas já estavam presentes, Copérnico é um exemplo, ele exemplo. Ele questionava se a Terra estava no centro do nosso Sistema Solar, ele era era contra a teoria aceita do Geocentrismo, contudo geocentrismo. Contudo, ele baseava sua teoria na observação e com provas científicas, além disso ele era era astrônomo. Mas atualmente, nas redes sociais, as pessoas simplesmente questionam tudo, não confiam em governos, instituições e até mesmo na ciência, além disso formulam teorias que fazem sentido para elas, sem comprovação cientifica.

Podemos dizer que estamos na época de um "Falso Iluminismo", as pessoas questionam assim como no século 18, contudo não apresentam comprovações científicas, apenas apresentam teorias que lhe fazem mais sentido. Assim como os meios de comunicação se expande expandem, as pessoas expõe expõem mais facilmente o que pensam, por conseguinte, se torna torna-se mais fácil de criar criar teorias nas redes sociais e podemos observar que essas teorias são bastante aprovadas.

Essas teorias sem base científica criam um ambiente inseguro, assim pois as pessoas passam a acreditar mais nessas ideias do que na ciência, que por métodos e experiências comprovam suas teorias. A vacina pode ser tomada como exemplo, alguns pais deixam de levar seus filhos para tomar vacina por desconfiarem de seus efeitos, mas elas evitam doenças que no próprio século 18 não tinham solução, portanto vemos o quanto é perigoso acreditar em falsas teorias que circulam pelos meios de comunicação.

Então devemos tomar cuidado com as informações expostas nas redes sociais sociais, não devemos adotar essas teorias como verdade absoluta, assim como a ciência não garante uma verdade absoluta, contudo, absoluta. Contudo, não devemos tomar essa forma de manifestação como um motivo para desacreditar em instituições, governos ou na ciência.

Comentário geral

Texto bom, que dá muito destaque à ideia de "falso Iluminismo", que, infelizmente, é uma comparação equivocada.

Competências

  • 1) Texto bem escrito, com problemas pontuais de gramática e uma repetição gratuita de palavras nas frases assinaladas em vermelho no primeiro e segundo parágrafos.
  • 2) O autor compreendeu o tema e desenvolveu uma dissertação com desníveis em termos de argumentação.
  • 3) A ideia de um "falso Iluminismo" é equivocada. O Iluminismo questionava os dogmas religiosos oriundos da chamada Idade das Trevas, visando a iluminar essas mesmas trevas, para acabar com elas. Não é o que ocorre com os movimentos antivacina e terraplanista. O autor, contudo, achou essa ideia de "falso Iluminismo" tão boa, que deixou-a dominar o texto, fazendo até uma referência desnecessária ao século 18 no terceiro parágrafo. Aliás, o terceiro parágrafo é o melhor, em termos de aragumentação.
  • 4) Nada a observar, além de reiterar o bom desempenho do autor nesta competência.
  • 5) Não há uma proposta de solução e a conclusão perde um pouco o foco ao incluir o governo e outras instituições, quando deveria ter se limitado à ciência, sobre a qual ele havia discorrido exclusivamente até aqui.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 720

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.