Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 380

Fatores mais importantes para vencer na vida

Inconsistente Erro Correção

Os fatores mais importantes para vencer na vida é são focar nos estudos e continuar tentando. No Brasil todos nós temos o direito à educação esse educação. Esse já é o primeiro passo para vencer na vida. Isso evidência não só pela educação e também onde vive.

Em diversas cidades do Brasil Brasil, as escolas encontram-se em situações precárias, alunos vão a à escola e faltam professores. Governadores ainda reduzem as verbas da educação.

Todos têm o direito à educação, mas poucos tem o acesso às escolas, alguns deles por morar em lugares muitos distantes, sem infraestrutura, onde as estradas são de chão, sem iluminação pública e os cidadãos não conseguem o acesso o ao transporte público da cidade.

Por todos esses aspectos apresentados conclui-se que, é que é fundamental melhorar o ensino das escolas públicas e melhorar a infraestrutura para facilitar o acesso dos cidadãos as escolas públicas.

Comentário geral

Texto fraco, que não é argumentativo, além de ter fugido ao tema.

Competências

  • 1) Em termos de linguagem, o texto é mediano, pois, apesar da clareza, tem erros graves de gramática e uma frase sem sentido, encerrando o primeiro parágrafo, e duas expressões inadequadas. Por "continuar tentando", o autor quer dizer ser persistente". Por "estradas de chão", deve se referir a estradas nâo asfaltadas.
  • 2) O autor fugiu ao tema. Disse que os fatores importantes para vencer na vida são o estudo e a persistência. Depois, mudou de assunto e começou a traçar um panorama superficial da situação do ensino no Brasil.
  • 3) Não há argumentação. O texto é expositivo.
  • 4) O texto não é coeso, uma vez que o autor muda de tema e não usa os recursos necessários à construção da argumentação.
  • 5) A conclusão refere-se ao tema desenvolvido pelo autor, que não foi o tema proposto pelo Banco de Redações.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 380

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.