REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2016 Filantropia: um exemplo a ser seguido?
Filantropia, aliada da população
É notório que a filantropia é uma ideia exemplar para que problemas sociais seja amparado sejam solucionados. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: o fortalecimento da cidadania e uma amenização na vida de quem tem menos.
O cidadão brasileiro passa por muitos problemas com como a deficiência na educação, saúde, e entre na educação e na saúde, entre outros. O Estado Estado, que deveria administrar os recursos públicos públicos, não consegue. Mas através de ações cidadã feita cidadãs praticadas pela empresa Cyrela, com recursos próprios próprios, para áreas voltadas a ações sociais; o impacto se torna ameno e ajuda na formação de uma país mais igualitário.
A população do Brasil estar está enfrentando uma crise política e econômica que surgiu pela má gestão pública, e a situação situação, que já era ruim, sem recessão, tornou tornou-se ainda pior. Por meio de ações filantrópicas iniciada iniciadas nos Estados Unidos e que chegou chegaram ao Brasil, que a a vida de muitas pessoas tem sido amparada; e com essas amparada. Essas ações sem dúvida tornará tornarão a vida mais humana.
Para que a filantropia seja ainda mais eficaz é necessário que os investimentos feitos seja implantado sejam feitos nas áreas sociais de maior expressão; como expressão, como a educação e a saúde. Dessa forma a população viverá melhor.
Comentário geral
Texto fraco, tanto em termos de linguagem, como de conteúdo. No âmbito linguístico, há erros gramaticais graves, além de ambiguidade e confusão. No âmbito de conteúdo, a compreensão do tema é equivocada: a filantropia não existe para concorrer com o Estado e nem existe apenas porque o Estado não dá conta de suas atribuições. Mas há muitos outros equívocos a serem apontados a seguir.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) no início do trecho em vermelho (antes do ponto final) há um erro de concordância e outro vocabular. Problemas não são amparados, são solucionados. b) Dentre tantos fatores relevantes para quê? Para comprovar que a filantropia é uma ideia exemplar? c) De que modo a cidadania é fortalecida pela filantropia? d) O que significa uma amenização na vida? Que a vida se torna mais amena? Mas mais amena em que sentido? O autor não completa as ideias que expõe, deixando-as mais ou menos subentendidas em suas frases. Escrever não é falar. É preciso ser claro e explícito.
2) Segundo parágrafo: as ações dos proprietários da empresa – e não da empresa – certamente contribuem com o desenvolvimento do país. Mas não é esse ato somente que vai resolver todos os problemas nacionais, como o autor do texto dá a entender. De resto, além de fazer uma declaração que não corresponde aos fatos, o autor não leva em conta nem a sintaxe e nem a lógica.
3) Terceiro parágrafo: é uma demonstração cabal de que o autor não entendeu o tema. Não são as mesmas ações que se desenvolvem nos Estados Unidos e no Brasil. Não se trata de ações para remediar a crise econômica do país hoje. É um tanto quanto óbvio dizer que essas ações tornam a vida mais humana.
4) Quarto parágrafo: por áreas de maior expressão, o autor deve querer dizer áreas de maior importância.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.