Filantropia, aliada da população

NOTA 2,5

É notório que a filantropia é uma ideia exemplar para que problemas sociais seja amparado sejam solucionados. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: o fortalecimento da cidadania e uma amenização na vida de quem tem menos.

O cidadão brasileiro passa por muitos problemas com como a deficiência na educação, saúde, e entre na educação e na saúde, entre outros. O Estado Estado, que deveria administrar os recursos públicos públicos, não consegue. Mas através de ações cidadã feita cidadãs praticadas pela empresa Cyrela, com recursos próprios próprios, para áreas voltadas a ações sociais; o impacto se torna ameno e ajuda na formação de uma país mais igualitário.

A população do Brasil estar está enfrentando uma crise política e econômica que surgiu pela má gestão pública, e a situação situação, que já era ruim, sem recessão, tornou tornou-se ainda pior. Por meio de ações filantrópicas iniciada iniciadas nos Estados Unidos e que chegou chegaram ao Brasil, que a a vida de muitas pessoas tem sido amparada; e com essas amparada. Essas ações sem dúvida tornará tornarão a vida mais humana.

Para que a filantropia seja ainda mais eficaz é necessário que os investimentos feitos seja implantado sejam feitos nas áreas sociais de maior expressão; como expressão, como a educação e a saúde. Dessa forma a população viverá melhor.

Comentário geral

Texto fraco, tanto em termos de linguagem, como de conteúdo. No âmbito linguístico, há erros gramaticais graves, além de ambiguidade e confusão. No âmbito de conteúdo, a compreensão do tema é equivocada: a filantropia não existe para concorrer com o Estado e nem existe apenas porque o Estado não dá conta de suas atribuições. Mas há muitos outros equívocos a serem apontados a seguir.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) no início do trecho em vermelho (antes do ponto final) há um erro de concordância e outro vocabular. Problemas não são amparados, são solucionados. b) Dentre tantos fatores relevantes para quê? Para comprovar que a filantropia é uma ideia exemplar? c) De que modo a cidadania é fortalecida pela filantropia? d) O que significa uma amenização na vida? Que a vida se torna mais amena? Mas mais amena em que sentido? O autor não completa as ideias que expõe, deixando-as mais ou menos subentendidas em suas frases. Escrever não é falar. É preciso ser claro e explícito.

2) Segundo parágrafo: as ações dos proprietários da empresa – e não da empresa – certamente contribuem com o desenvolvimento do país. Mas não é esse ato somente que vai resolver todos os problemas nacionais, como o autor do texto dá a entender. De resto, além de fazer uma declaração que não corresponde aos fatos, o autor não leva em conta nem a sintaxe e nem a lógica.

3) Terceiro parágrafo: é uma demonstração cabal de que o autor não entendeu o tema. Não são as mesmas ações que se desenvolvem nos Estados Unidos e no Brasil. Não se trata de ações para remediar a crise econômica do país hoje. É um tanto quanto óbvio dizer que essas ações tornam a vida mais humana.

4) Quarto parágrafo: por áreas de maior expressão, o autor deve querer dizer áreas de maior importância.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos