Filantropia é apenas doar dinheiro?

NOTA 5,0

A filantropia é o ato de doar dinheiro, tempo, ajuda trabalho, comida, roupa e etc. a alguém, sem pedir nada em troca, apenas para se sentir bem ajudando o próximo.

Os Alguns grandes empresários doam parte de seu dinheiro para praticar o bem e outros para se autopromover, mas o que importa é que os que precisam estão sendo ajudados das duas maneiras. que, de uma maneira ou de outra, os que precisam estão sendo ajudados.

Porém, por essas pessoas estarem na mídia expondo sua conta bancária, elas acabam chamando muito mais atenção do que os voluntário voluntários, por exemplo, que dedicam seu tempo tempo, esforço e até mesmo sua atenção à e até mesmo suas preocupações às famílias carentes, crianças, mendigos e etc. e não recebem nenhum reconhecimento.

Sendo assim, nós devemos usar como exemplo alguém que esteja mais próximo da nossa realidade, como seja um bilionário ou um simples trabalhador. como Como disse Gandhi: "seja a mudança que você quer ver no mundo", então mundo". Assim, podemos ser filantrópicos doando apenas carinho, amor e atenção.

Comentário geral

Texto regular, relativamente bem escrito, que, no entanto, apenas tangenciou o tema proposto, por preferir apontar o significado amplo de filantropia e deixar claro que ações filantrópicas não vêm só dos bilionários, mas também dos voluntários, de modo que devemos ter como exemplo os que estiverem mais próximos de nós. Afirma também que se equivalem as pequenas contribuições de voluntários anônimos e as grandes doações dos bilionários. São discussões pertinentes, mas que não vão ao ponto que a proposta de redação estabeleceu.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: não faz sentido dizer que se doa ajuda. Num certo sentido, doar é ajudar. Por isso, sugerimos substituir o termo por trabalho, que é mais adequado à enumeração.

2) Segundo parágrafo: a) mostrar que se tem muito dinheiro não é expor a conta bancária. Contas bancárias, aliás, são protegidas por sigilo e só podem ser expostas com o consentimento do correntista ou mandado judicial. Então, o autor se expressou de modo equivocado. b) Que grandes milionários chamem mais atenção que voluntários anônimos não há dúvida. Igualmente, o trabalho voluntário em prol do bem comum ou de necessitados equivale à doação milionária, em termos morais. O que não se entende aqui é o uso da palavra atenção, pela segunda vez. Até mesmo sua atenção? Como assim? Como o voluntário poderia dar tempo e trabalho por uma causa se não lhe der atenção?

3) Terceiro parágrafo: aparentemente, o autor quer dizer que tanto as ações do bilionário, como as de um simples trabalhador, podem servir de exemplo. De resto, é evidente que a proximidade com bilionários é coisa de um círculo restrito de pessoas. O como deixava a frase ambígua.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 5,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos