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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 720

Floresta Amazônica: um problema global

Inconsistente Erro Correção

A série "Aruanas" narra a história de três mulheres líderes de uma ONG, que lutam pelos direitos de pela preservação da floresta amazônica.

Infelizmente Infelizmente, o problema retratado pela série também existe na vida real. Dados mostram que o desmatamento não é um problema recente, que 17% da floresta amazônica desapareceu desapareceram durante os últimos 50 anos. De acordo com o INPE, em cada 100 incêndios incêndios, 99 % são de têm causa criminosa.

Vale ressaltar que o território da Amazônia é essencial para o controle da temperatura no planeta, e planeta e, ao serem queimadas queimadas, essas árvores liberam gás carbônico para a atmosfera atmosfera, o que agrava ainda mais o aquecimento global. Então pode-se afirmar que o problema não é apenas interno, uma vez que todas essas florestas ajudam também a manter o equilíbrio do clima geral.

Como resolver essa situação difícil? É preciso que os países vizinhos estejam dispostos a contribuir com o Brasil no combate à às queimadas e ao desmatamento ilegal. Toda ajuda é necessária para o reflorestamento da Amazônia já que o Brasil não possui verba dinheiro suficiente para resolver o problema de forma efetiva. Assim as fiscalizações, o controle de queimadas e a punição a empresas clandestinas que desmatam de forma ilegal vão ser intensificados.

Comentário geral

Apesar de superficial, o texto apresenta uma argumentação clara e bem articulada, numa linguagem fluente.

Competências

  • 1) Apesar dos erros gramaticais, o texto demonstra que o autor tem facilidade de comunicação e consegue se expressar bem, de modo claro e fluente.
  • 2) Até que ponto o autor compreendeu a questão do conflito entre internacionalização e soberania? Ao falar em ajuda de "países vizinhos" fica patente que ele não pensou na proposta do presidente francês, que não é a de promover uma ação conjunta para preservar a Amazônia.
  • 3) Formalmente, em termos de lógica, o texto apresenta uma argumentação simples, mas correta e bem articulada. Não cita as fontes dos fatos que apresenta como premissas (exceto o INPE) e alguns parecem inverídicos. Não é o caso de checá-los, mas de ressaltar que o autor deve citar suas fontes para provar que são confiáveis os fatos que apresenta.
  • 4) O texto é coeso e fluente. Só não é melhor pelos problemas de conteúdo, a que falta profundidade.
  • 5) A conclusão, como já se apontou, leva a questionar a compreensão do tema e prejudica o conjunto do texto.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 720

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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