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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2019 Cantar ou não cantar o hino nacional? Eis a questão...

Redação corrigida 380

Hino nacional nas escolas: a proposta de lei que não deu certo

Inconsistente Erro Correção

O ministro da educação, no final do mês de Fevereiro fevereiro, enviou um e-mail com uma proposta de lei às escolas do nosso país, onde para que alunos, professores e demais funcionários cantassem o hino nacional. Uma Trata-se de uma tentativa de resgatar o patriotismo da nova geração ou uma oportunidade para divulgar ainda mais a propaganda ideológica do governo fazer propaganda do governo atual?

A proposta do ministro foi recebida com bastante repúdio e muitas críticas por profissionais e expecialistas especialistas da educação, pois pois, para eles e também para grande parte da população brasileira brasileira, isso significava significa um retrocesso considerável no ensino das escolas do nosso país, pois lembrava do remete ao tempo da Ditadura Militar, onde quando existia um orgulho exagerado pelo país, ou seja, um patriotismo excessivo. A proposta do ministro, totalmente errada errada, seja no sentido de aumentar o patriotismo da geração atual e resgatar o da próxima ou de divulgar a propaganda do governo, não surtil surtiu nem de longe o efeito desejado, levando ao cancelamento da nova lei.

Se é para aumentar o orgulho dos brasileiros pelo país, que o ministro, junto com o governo vigente, o ministro e o governo a que pertence se esforcem para, melhorar para melhorar a situação nacional (desemprego, educação e saúde precária, etc.) melhorando a infraestrutura das escolas, oferecendo um ótimo ensino para que todo cidadão tenha acesso a uma educação de qualidade.

Comentário geral

Texto muito fraco, que denota desconhecimento da realidade dos fatos relacionados à proposta de redação. Esse é o seu maior problema.

Competências

  • 1) Apesar de compreensível, isto é, capaz de comunicar algo ao leitor, a linguagem tem uma quantidade grande de erros, alguns dos quais crassos, como, por exemplo, "expecialista" e "surtil", esse último mais grave pois denota desconhecimento dos paradigmas verbais. Isso sem falar em redundâncias como "melhorar... melhorando" no último parágrafo.
  • 2) Há uma incompreensão grave dos fatos que geraram a proposta: o ministro não encaminho por e-mail uma proposta de lei às escolas, até porque as escolas não legislam, nem propostas de lei são formuladas por e-mail. Além disso, o autor relata, ainda, que essa lei, suposta e inexistente, foi cancelada, o que evidentemente não corresponde à realidade. Quanto ao caráter dissertativo do texto, quando muito ele é embrionário, um esboço de dissertação.
  • 3) Não há argumentação. O autor não dá as razões de sua opinião e chega até a fazer uma pergunta que não responde no final do primeiro parágrafo. A impressão que fica é a de que o autor despejou no papel tudo que lhe ia na mente, o que reitera o caráter de esboço que o texto tem.
  • 4) Faltam elementos discursivos que demonstrem algum conhecimento de como costruit uma dissertação argumentativa. Os parágrafos não chegam a ser totalmente desconexos, mas se unem exclusivamente por tratarem do mesmo tema.
  • 5) A proposta final é genérica demais, apesar de coerente. O último parágrafo é, sem dúvida, o melhor de todo o texto.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 380

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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