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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2018 Por que os jovens querem deixar o Brasil?

Redação corrigida 300

Imigração do jovem brasileiro

Erro Alteração Correção

É de conhecimento geral que a tempo há algum tempo, estamos vivendo uma crise econômica em nosso país. Sendo isso Isso é uma influencia influência enorme para que que, cada vez mais mais, os brasileiros queiram migrar atrás em busca de uma vida melhor.

De acordo com a receita federal, ouve Receita Federal, houve um aumento de 80% na imigração de jovens e adultos para países como: Portugal como Portugal, Estados Unidos e Canadá, atrás de uma vida melhor.

Entretanto, nem todas as vezes a migração é um “mar de rosas” , porém porém, o jovem brasileiro não tem mais esperanças de o seu país melhorar, com cada vez menos empregos, educação baixa e saúde também, o jovem brasileiro desacridita desacredita que a um futuro de sucesso para ele no país.

Entende-se que que, com a crise atual do Brasil, a migração será cada vez maior maior, se nenhuma providência de melhora ser feita para melhorar for tomada.

Comentário geral

Texto fraco, principalmente pela sua superficialidade e falta de desenvolvimento. A linguagem está mais para o informal/coloquial do que para a escrita formal. Em termos de conteúdo, o autor não discute de fato a questão apenas se limita a apresentar o básico: a crise econômica e os problemas com educação e saúde do país levam o jovem a deixar o Brasil. Ao abrir uma caminho para problematizar a questão (afirmando que a emigração nem sempre é um “mar de rosas”), o autor simplesmente menciona isso sem mais explicações, talvez por acreditar que o lugar-comum “mar de rosas” seja autoexplicativo. Não é, porque é genérico demais! Quanto ao final, o que se pode dizer? Se nenhuma providência for tomada o problema não vai se resolver. Isso é óbvio e vale para qualquer problema, não só para a imigração.

Aspectos pontuais

1) Título: começar com um erro é sempre grave. O tema é emigração e não imigração.

2) Primeiro e segundo parágrafo: além de ser uma expressão informal e genérica, “ir atrás de uma vida melhor” repete-se duas vezes, desnecessariamente.

3) Terceiro parágrafo: a) mais uma vez, o autor apela para uma expressão da linguagem informal, sem esclarecer com precisão o que está dizendo. Por que não é um “mar de rosas”? O que acontece com os emigrantes que não se deparam com um “mar de rosas”? b) literalmente, o autor escreveu que o país pode melhorar com menos empregos, com educação ruim e com saúde idem. Na verdade, a preposição a ser escolhida era sem.

4) Quarto parágrafo: como já se comentou é óbvio e genérico.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 300

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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