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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/1969 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 500

Imigração ou problematização

Erro Alteração Correção

É notório que, a que a imigração tem sido um grande obstáculo para os governos nos últimos tempos, e é de hoje que existe migração entre países, mas atualmente com grandes crises, a imigração vem tomando grandes proporções que se tornam impossível impossíveis de suportar. O Brasil Brasil, por exemplo, carrega uma crise financeira e, com e um número enorme de desempregados.

Em tempos remotos, a imigração era vista como um futuro próspero por forasteiros que traziam novas experiências, oportunidade e grandes descobertas e novos empregos, como os alemães, que trouxeram a cultura de fabricar vinhos de altíssima qualidade, em tempos atuais, temos os americanos, trazendo tecnologias para à plantação de soja. A imigração era vista como uma oportunidade de crescimento, assim como acontece no estado da Bahia Bahia, por exemplo, mais precisamente em Luís Eduardo Magalhães, cidade pequena, mas que tem crescida e evoluída crescido e evoluído rapidamente através da plantação de soja, isso graças aos investimentos dos imigrantes, contudo a cidade vem crescendo a renda per capita, assim melhorando a qualidade de vida daqueles que ali reside residem, consequentemente povoados e regiões.

Hoje a situação é bem diferente, pois a imigração e é vista como uma ameaça para o povo, já que o país passa por uma recessão gravíssima, o índice de desemprego é alarmante, há sérios problemas em vários setores, tais como a saúde e outros. O governa governo tem tentado ajudar, fazendo pactos imigratórios, recebendo várias pessoas do país vizinho, como a Venezuela, refugiando e dando emprego a eles, mas existe uma grande preocupação, pois o Brasil já se encontra em uma situação alarmante, precisando é de ajuda, como ajudar os países vizinhos. O Brasil possui atualmente cerca de 450 mil desempregados, dessa forma, ao invés de ajudar o país vizinho, vai ser o inverso, vai é atrapalhar tanto eles como sua própria nação.

Sendo assim, nota-se que o ideal seria arrumar a pátria, ou seja, levando ao pé da letra a constituição Constituição, com saúde, educação, saneamento básico, moradia para todos, depois fornecer ajuda aos países vizinhos, pois se não há expectativa de vida, não tem como oferecer algo ao próximo.

Comentário geral

Texto mediano, com muitos contrastes: a linguagem coloquial, a compreensão superficial do tema, os argumentos até certo ponto inconsistentes, dos quais mesmo assim decorre uma conclusão lógica, que fazem da redação um todo coerente e coeso.

Competências

• 1) Sem dúvida, o pior aspecto do texto é a linguagem. O autor não demonstra ter noção do que seja a norma culta ou modalidade formal da escrita. Além de expressões coloquiais (“é de hoje”), escolha incorreta de vocabulário (“tempos remotos”), há erros de ortografia, concordância e regência. Também a pontuação deixa a desejar, com o uso de vírgulas que deveriam ser pontos finais.

• 2) Certamente há uma compreensão do tema, mas bastante superficial e com exemplos de migrações muito aleatórios, como a dos alemães fabricantes de vinhos e, principalmente, a dos americanos. Se o autor se refere a norte-americanos, a pequena onda migratória de sulistas dos Estados Unidos ocorreu no século XIX. Quanto à mencionada cidade baiana, que não é tão pequena assim, pois tem quase 100 mil habitantes, não consta nenhuma imigração, pois recebeu brasileiros do Sul e não estrangeiros.

• 3) Apesar da confusão na seleção dos fatos, nota-se que há um esforço para criar uma argumentação e uma linha de raciocínio, o que valoriza o texto, embora não o eleve a um patamar maior do que o mediano. Na seleção dos fatos, o autor dá mais demonstrações de não estar sintonizado com a realidade: há mais de dez milhões de desempregados no Brasil e não 450 mil.

• 4) A coesão é o ponto alto do texto, que tem frases e parágrafos bem conectados entre si, de modo a formar um todo.

• 5) Há uma proposta de solução, apesar de mal apresentada, principalmente em função do coloquialismo “levar a Constituição ao pé da letra”, que evidentemente é muito vago.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 20
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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