Impeachment nela

NOTA 2,5

Dilma Rousseff não está em condições de governo governar. Não é necessário ser muito instruído para perceber que o país está passando por uma forte crise política e econômica.

Creio que a operação lava jato Operação Lava Jato e o estado econômico atual são os principais motivos para o impeachment, hipótese hipóteses afirmam que a presidente tem culpa diante dos escândalos da Petrobrás. A função de um presidente acima de tudo é fazer com que o país prospere, Dilma está no seu segundo mandato e pouca coisa mudou dez de desde que assumiu o poder.

O julgamento do impeachment é antes político do que jurídico, mas o que podemos esperar de um governo corrupto. Mas se os fatos de que a presidenta tem envolvimento com os escândalos da Petrobrás forem verídicos já é mais o suficiente para a perda do mandato.

Comentário geral

Texto fraco, composto de três parágrafos que não se conectam entre si. O autor tenta apresentar argumentos em favor de seu ponto de vista, favorável ao impeachment, mas não chega a desenvolvê-los. Ao contrário, se perde em divagações, para chegar a um final óbvio. Em termos de linguagem, o texto é coloquial e se distancia da norma culta e inclui um erro crasso.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Por que a presidente não está em condições de governar? Aparentemente pelo que se diz na segunda oração do parágrafo, mas o aluno apenas justapõe dois fatos, quando deveria subordiná-los. Exemplo: Dilma Rousseff não está em condições de governar, pois levou o país a uma forte crise política e econômica. B) vale notar que o autor começa falando em a presidente e, depois, muda para a presidenta. É melhor escolher por uma das formas, de preferência a primeira, que não fere a gramática.

2) Segundo parágrafo: hipóteses são entidades abstratas. Quem levanta essas hipóteses? De resto, como a Operação Lava Jato e o estado econômico se relacionam para se tornarem motivo de impeachment? E o fato de Dilma estar inerte, como se encaixa nesse quadro?

3) Terceiro parágrafo: Começa com uma frase em que há um erro de pontuação (falta uma interrogação) que lhe tira o sentido. Além disso, tudo no parágrafo são divagações que levam a uma conclusão óbvia.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos