Importância da filantropia para as classes sociais

NOTA 2,5

A filantropia é de fundamental importância para as organizações sociais, como meio de ajudar os necessitados, que são beneficiados por milionários e bilionários.

A filantropia favorece a sociedade, servindo de modelo para aqueles que pretende pretendem ajudar as organizações sociais, criando raízes e se desenvolvendo por todo país, resultando em benefícios para os cidadãos carentes.

Desse modo, a ação de solidariedade exercida pelos bilionários é algo relativo, trazendo melhorias aos pobres e resolvendo alguns problemas sociais. A filantropia é um exemplo a ser seguido, pois através dela, muitos indigentes saem da rua, assim, como as crianças moradoras de rua e que trabalham para se sustentar, acabam se acomodando em casas, instituições, pensões, etc.

Em consequência disso, um exemplo a favorecer, são as pessoas dependentes químicas, dando-lhes oportunidades de entrar em uma clínica de reabilitação como meio de recupera-los recuperá-los de seus vícios, porém, deverá ser elaborada deverão ser elaboradas campanhas para a seleção da categoria mais desprovidas de recursos.

Comentário geral

Texto fraco, que não chega a ser uma dissertação, mas declarações repetitivas sobre a importância da filantropia para os necessitados. Praticamente, os três primeiros parágrafos são uma repetição dessa mesma ideia sobre a importância da prática filantrópica. O melhor do texto é a conclusão, apesar de também apresentar problemas.

Aspectos pontuais

1) Título: filantropia para as classes sociais? Como assim? O texto fala dos benefícios da filantropia para os necessitados.

2) Primeiro e segundo parágrafos: na verdade, o que é dito nos dois parágrafos caberia bem em um só deles, o primeiro. O segundo parágrafo, incorporado ao anterior, deveria iniciar com um pronome, para evitar a repetição do termo filantropia. Não que a repetição seja um erro, mas demonstra a incapacidade de manejar os pronomes. De resto, o segundo parágrafo repete as ideias do primeiro, com outras palavras, além de abusar de verbos no gerúndio.

3) Terceiro parágrafo: começa com uma declaração sem sentido de que a filantropia é algo relativo. Relativo como? Relativo ao quê? De resto, o autor torna a definir filantropia, repetindo as mesmas ideias com outras palavras.

4) Quarto parágrafo: a frase inicial é agramatical e não faz sentido. Primeiro porque o que é afirmado nela não é absolutamente consequência do que foi dito anteriormente. Além disso, não se trata de um exemplo a favorecer, trata-se de voltar os recursos filantrópicos para os dependentes químicos, de investir nesse público, que absolutamente não é um exemplo a ser seguido. Finalmente, por campanhas para a seleção, o autor quer dizer que deve haver critérios para se fazer a seleção dos beneficiários. Afinal, o que é uma campanha para a seleção? Um concurso, uma disputa não são campanhas.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos