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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2016 Filantropia: um exemplo a ser seguido?

Redação corrigida 250

Importância da filantropia para as classes sociais

Inconsistente Erro Correção

A filantropia é de fundamental importância para as organizações sociais, como meio de ajudar os necessitados, que são beneficiados por milionários e bilionários.

A filantropia favorece a sociedade, servindo de modelo para aqueles que pretende pretendem ajudar as organizações sociais, criando raízes e se desenvolvendo por todo país, resultando em benefícios para os cidadãos carentes.

Desse modo, a ação de solidariedade exercida pelos bilionários é algo relativo, trazendo melhorias aos pobres e resolvendo alguns problemas sociais. A filantropia é um exemplo a ser seguido, pois através dela, muitos indigentes saem da rua, assim, como as crianças moradoras de rua e que trabalham para se sustentar, acabam se acomodando em casas, instituições, pensões, etc.

Em consequência disso, um exemplo a favorecer, são as pessoas dependentes químicas, dando-lhes oportunidades de entrar em uma clínica de reabilitação como meio de recupera-los recuperá-los de seus vícios, porém, deverá ser elaborada deverão ser elaboradas campanhas para a seleção da categoria mais desprovidas de recursos.

Comentário geral

Texto fraco, que não chega a ser uma dissertação, mas declarações repetitivas sobre a importância da filantropia para os necessitados. Praticamente, os três primeiros parágrafos são uma repetição dessa mesma ideia sobre a importância da prática filantrópica. O melhor do texto é a conclusão, apesar de também apresentar problemas.

Aspectos pontuais

1) Título: filantropia para as classes sociais? Como assim? O texto fala dos benefícios da filantropia para os necessitados.

2) Primeiro e segundo parágrafos: na verdade, o que é dito nos dois parágrafos caberia bem em um só deles, o primeiro. O segundo parágrafo, incorporado ao anterior, deveria iniciar com um pronome, para evitar a repetição do termo filantropia. Não que a repetição seja um erro, mas demonstra a incapacidade de manejar os pronomes. De resto, o segundo parágrafo repete as ideias do primeiro, com outras palavras, além de abusar de verbos no gerúndio.

3) Terceiro parágrafo: começa com uma declaração sem sentido de que a filantropia é algo relativo. Relativo como? Relativo ao quê? De resto, o autor torna a definir filantropia, repetindo as mesmas ideias com outras palavras.

4) Quarto parágrafo: a frase inicial é agramatical e não faz sentido. Primeiro porque o que é afirmado nela não é absolutamente consequência do que foi dito anteriormente. Além disso, não se trata de um exemplo a favorecer, trata-se de voltar os recursos filantrópicos para os dependentes químicos, de investir nesse público, que absolutamente não é um exemplo a ser seguido. Finalmente, por campanhas para a seleção, o autor quer dizer que deve haver critérios para se fazer a seleção dos beneficiários. Afinal, o que é uma campanha para a seleção? Um concurso, uma disputa não são campanhas.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 250

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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