Jogo de empurra empurra [empurra-empurra]

NOTA 7,0

Recentemente Recentemente, com o desastre em Mariana se intensificou Mariana, intensificou-se a discussão sobre a qualidade segurança das barragens e sobre quem são os responsáveis por ela. Contudo, os maiores esforços devem ser direcionados as vitimas às vítimas da catástrofe.

É comum São comuns no Brasil as reservas para a extração de minérios; o estado de Minas Gerais é uma referência nesse setor. Barragens repletas de minérios rejeitos pesados estão espalhadas por dodo todo o estado mineiro. No entanto, a preocupação por parte de ambientalistas acerca destas dessas represas sempre foi grande, para eles um desastre ambiental era algo iminente.

O rompimento da barragem em Mariana não só confirmou a desconfiança dos estudiosos como também abriu uma discussão acerca da estabilidade fiscalizações das represas. Quando se pergunta se existe um culpado, não se consegui consegue obter uma resposta significativa, isso porque existe um "jogo de empurra empurra", jogo de empurra-empurra em que nem o governo, nem a empresa responsável assumem a assume sua culpa.

Porém, deve se levar em consideração que os maiores prejudicados em catástrofes como essa é a população, pessoas população. Pessoas que perderam familiares e bens estão mais preocupadas com o futuro de suas vidas que com o debate entre sobre os possíveis responsáveis. Cabe portanto, Então, cabe que tanto as empresas quanto o governo assumirem assumam juntos as responsabilidades e em fim para, enfim, trazer um pouco de alívio e esperança para as vítimas do desastre ambiental.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: não se trata das barragens de um modo geral, mas de um tipo específico de barragens e o autor não deixa isso claro.

2) Terceiro parágrafo: a expressão em vermelho está incompleta e não faz sentido. Uma fiscalização pode ser boa ou ruim, adequada ou inadequada, mas nunca estável ou instável. O que o autor quer dizer com estabilidade das fiscalizações só ele mesmo saberia explicar. O leitor só pode fazer suposições.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,5
Nota final 7,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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