Lutar e vencer

NOTA 1,5

Nas últimas semanas de maio maio, o Brasil parou. No dia 29 de maio maio, a greve dos caminhoneiros tomou conta de todo o Brasil, eles Brasil. Eles queriam seus direitos, o reajuste dos preços do oleo óleo diesel, da taxa do eixo erguido, e a diminuição da tarifa dos pedágios.

De início início, a greve estava afetando somente alguns estados, porém porém, depois de alguns dia, as consequências da greve afetaram todo o país, dessa forma começou país. Dessa forma, começaram a faltar combustíveis nos postos, alimentos nos mercados, linhas de ônibus diminuídas, vôos voos foram suspensos.

Penso que a greve estava indo muito bem, pois todos temos direito de reidivincar reivindicar, mas também, penso na população que sofreu com está essa greve, com a falta de alimentos, gás de cozinha alimentos e gás de cozinha, entre outras coisas básicas de que todos necessitam.

Logo o governo Governo federal, negócio negociou com os caminhoneiros sedendo caminhoneiros, cedendo a suas reivindicações, e assim a greve se encerrou e aos poucos os caminhoneiros voltaram a circular todo o Brasil.

Comentário geral

Infelizmente, ainda que o aluno tenha algum domínio da escrita, apresentando somente erros de pontuação e ortografia, o texto é uma dissertação expositiva e não argumentativa. À exceção do terceiro parágrafo, em que o autor dá opiniões sobre os fatos, todos os outros parágrafos se limitam a narrar o que aconteceu. Isso é suficiente para que as três últimas competências recebam a nota mínima. Embora esse seja o aspecto mais grave considerado pela avaliação, não é o único problema, pois a própria exposição, em termos de conteúdo, também deixa a desejar. No primeiro parágrafo, há uma confusão temporal: primeiro o autor fala das últimas semanas e em seguida menciona apenas o antepenúltimo dia do mês. Igualmente, no último parágrafo, é conveniente lembrar que o governo não se submeteu a todas as reivindicações dos caminhoneiros. Além disso, o terceiro parágrafo, que é o único opinativo, se limita ao achismo do autor, que não se dá ao trabalho de fundamentar em fatos as suas opiniões.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 1,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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