Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/1969 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 480

Migração: um direito

Erro Alteração Correção

O Brasil sempre recebeu os imigrantes de “braços abertos”, mas estamos diante de um governo conservador e aliado de países desenvolvido assim desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Com certeza isso fará com que o Brasil retroceda em relação a aceitação de pessoas de outros países.

A imigração é um direito de todo cidadão que queira uma vida segura para si e sua família.

Mas infelizmente Mas, infelizmente, diante o do atual cenário em que o Brasil vive sejam elas seja no campo político, seja econômico e social sem dúvida ou social, sem dúvida, isso afetará de uma maneira negativa os imigrantes também.

O Brasil precisa investir em políticas públicas para que traga benefícios aos brasileiros e aos que aqui chegaram, não deve restringir a entrada de pessoas que almejam uma vida mais segura. O Brasil já vem com grandes crises de violências, desemprego e isso ocorre devido a à corrupção e não a à imigração, organizem o Brasil para que nele todos possam se deleitar de forma justa e tranquila.

Comentário

No geral, o texto deixa a desejar: é insuficiente. O autor faz afirmações sem a mínima preocupação em fundamentá-las, num texto que não está estruturado como uma dissertação argumentativa.

Competências

• 1) Apesar dos erros e da simplicidade, o autor consegue comunicar suas ideias. Há duas escolhas de vocabulário particularmente inadequadas: a) “retroceder” significa voltar ao passado e, se o Brasil sempre recebeu bem os imigrantes, deixar de recebê-los não seria propriamente um retrocesso. b) “deleitar” significa ter prazer. De um modo geral, o Estado não tem como se responsabilizar pelo prazer ou deleite das pessoas.

• 2) A compreensão do tema é superficial e o texto não é uma dissertação, mas um conjunto de declarações. O autor diz aquilo em que acredita, sem fundamentar as suas crenças.

• 3) A argumentação é confusa e contraditória: primeiro, o autor acusa o atual governo de dificultar a situação para os imigrantes. Depois, fala da crise em que o país vive, que não se mostra favorável nem aos brasileiros nem aos imigrantes. Finalmente, atribui a crise à corrupção e não à imigração. São argumentos isolados que não formam uma linha de raciocínio.

• 4) O texto não é coeso nem em termos linguísticos, nem mesmo em termos de ideias, por isso, como já dissemos, ele não apresenta a estrutura de uma dissertação.

• 5) As soluções sugeridas para o problema são vagas e genéricas.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.