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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?

Redação corrigida 350

Militarização: Problema ou Solução?

Inconsistente Erro Correção

Comentário geral

É lamentável ter que dar uma nota baixa para uma redação bem escrita como essa. No entanto, estruturalmente, ela não é uma dissertação argumentativa. Desde o primeiro parágrafo, o autor apenas expõe fatos e, no final, extrai uma conclusão inadequada desses mesmos fatos, o que será comentado nos aspectos pontuais.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o autor começa se referindo ao Estado de Goiás, mas, sem mais nem menos, restringe o problema à capital Goiânia no terceiro parágrafo. O que o leitor pode pensar disso? Que o Estado aprova os colégios militares, mas os habitantes de Goiânia não? Qual o motivo de passar do Estado para uma cidade específica? No texto, não há explicação.

2) Terceiro parágrafo: a frase definida como uma quantia oferecida por cada família é confusa. Talvez o autor pudesse dizer: ... contribuição voluntária, isto é, uma quantia que cada família deve dar...

3) Quarto parágrafo: a) Se o assunto vem sendo discutido entre governo e população (como se afirma no primeiro parágrafo), algum tipo de consulta já está acontecendo. b) Em nenhum momento do texto, falou-se em consequências educacionais negativas, então não faz sentido propor essa pesquisa na solução. Isso devia ter sido apresentado no desenvolvimento, parte em que, de negativo, só se apresentou a contribuição financeira. Então, a conclusão primeiro chove no molhado (item a) e depois trata de assunto totalmente alheio ao que foi discutido antes (item b). É como se o autor achasse que já tinha escrito demais e, cansado, fez um parágrafo que simula uma conclusão, embora não seja isso de fato.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 350

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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