REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2016 Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti?
Mudar, corrigir e aprender
Na situação em que se encontra o nosso país, em relação ao Aedes Aegypti aegypti que vem intensificando a sua procriação a cada dia, é preciso tomar grandes decisões.
De acordo com os conhecimentos estabelecidos, Pode-se pode-se ver claramente que a culpa não é só do Governo governo. Todavia existe uma relação onde a população persisti persiste em não se prevenir contra o mosquito, Desta dessa forma aumentando a chance de ser contaminado contaminada pelas doenças transmitidas por ele. Muitos projetos já foram lançados para que haja uma conscientização e uma reabilitação contra o inseto, Porém porém, uns aprendem, e aprendem e outros não se importam. Desta maneira Dessa maneira, vamos continuar perdendo, pois só com a ajuda de todos é possível erradicar o mosquito. Nas mãos de pessoas inescrupulosas, dentro da política, onde que só pensam em seus interesses pessoais, agindo de forma corrupta para saciar a ganância da grande massa política. Assim sendo, o governo tem de certa maneira a responsabilidade de ajudar a população, Pois pois são passados passadas grandes verbas para combater esta situação.
Por fim é preciso elucidar a mente, e corrigir corrigir nossos atos e transformá-los em ações, como diria, Mark Twain, ações. Como disse Mark Twain, "Para a maioria de nós o passado é um lamento, o futuro uma experiência".
Comentário geral
Texto muito fraco. A capacidade de o autor se expressar por escrito, na norma culta, é insuficiente. Sua linguagem é coloquial ou informal, repleta de equívocos, de erros e de construções agramaticais, ou seja, por não se adequarem às normas básicas da língua portuguesa, elas nada comunicam de modo claro e preciso. A falta de domínio da linguagem reflete diretamente no conteúdo, de modo que mal se entendem as ideias que o autor tenta expor e, mesmo quando são entendidas, elas não passam de ideias triviais ou superficiais.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Em que situação se encontra nosso país? Uma situação pode ser boa, má, difícil, catastrófica, etc. b) Grande decisões também é genérico demais e pode significar qualquer coisa. Faltou dizer que decisões são essas.
2) Segundo parágrafo: a) que conhecimentos estabelecidos? O que o autor quer dizer? Que o que ele afirma é público e notório? Mas o que ele afirma a seguir é que o governo não tem culpa, mas sim a população, que não se protege. Ora, na coletânea de textos, o próprio Ministro da Saúde reconhece as falhas do governo e, além disso, não é de todo verdade que a população não se protege, como comprova o aumento da venda de repelentes em todo o país. b) Reabilitação contra o inseto? Essa expressão não faz o menor sentido. c) Perder é verbo transitivo, então, vamos continuar perdendo o quê? d) A frase que começa com nas mãos de pessoas inescrupulosas não obedece a sintaxe e fica perdida no contexto em que ocorre. e) É evidente que o governo tem a obrigação de ajudar a população. É para isso que os governos são constituídos. Agora dizer que a causa de o governo ter de ajudar são as verbas passadas para resolver o problema é estabelecer uma relação absurda em termos de causa/efeito. Não há lógica no enunciado.
3) Terceiro parágrafo: a) elucidar a mente significa o quê? E de que mente estamos falando? b) Não é necessário transformar atos em ações, simplesmente pelo fato de que atos e ações são sinônimos. c) O que a frase de Mark Twain tem a ver com o combate ao Aedes aegypti é mais um dos muitos enigmas presentes nessa redação.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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