Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 360

Nada que preste

Inconsistente Erro Correção

Na França, em 1789 à 1799 ocorreu a sua revolução. Este evento, trouxe pela primeira vez a nomeação de A Revolução francesa ocorreu entre 1789 e 1799. Nesse evento surgiu a denominação direita e esquerda, se referindo referindo-se aos girondinos e Jacobinos jacobinos, respectivamente. Mas como esta essa classificação é vista na se aplica à política brasileira?

Para responder essa questão, analisemos nosso histórico de governo petista, no qual muitas pessoas se identificam com ideias de esquerda. Em contrapartida contrapartida, o candidato Jair Bolsonaro teve maior apoio nas últimas eleições, assim, evidenciamos uma preferência ao pelo conservadorismo.

Outro fator que também contribuiu para o resultado foi a identificação duma parcela da população com esses ideais. Ainda vivemos numa sociedade, na sociedade na qual muitos acreditam que certos costumes devem ser preservados.

Contudo, há uma preocupação adicional tangente referente aos direitos pessoais; dependendo do contexto, uma doutrina conservadora pode restringi-los. Porém, isso pode ser visto em diversos tipos de governo.

Tendo em vista os aspectos observados, concluímos que mudanças ideológicas ocorreram ou expandiram, e ou se expandiram e foram impostas, cabe aos cidadãos posicionar seus pensamentos, caso aquelas causem insatisfações.

Comentário geral

Texto fraco. Infelizmente, o autor não persegue uma linha de raciocínio, mas vai escrevendo a esmo, de acordo com as ideias que vão lhe surgindo, sem se preocupar em conectar as declarações nem em responder a própria questão que se coloca inicialmente. Ao contrário, faz uma série de declarações que se aglutinam como divagações mais ou menos relacionadas ao tema. Com muito boa vontade, pode-se dizer que o texto faz o esboço de uma dissertação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro e segundo parágrafo: conquanto o primeiro parágrafo tivesse muitos problemas de linguagem, apresentava uma questão pertinente a ser discutida, mas o fato é que a pergunta feita nele não é respondida em toda a redação. Igualmente, o autor fala em analisar “nosso histórico”, mas não faz essa análise. Simplesmente diz que há muitas pessoas que se identificam com ideias de esquerda, mas, como foi eleito um presidente conservador, a maioria das pessoas optou pelo conservadorismo.

2) Terceiro parágrafo: o mesmo problema do parágrafo anterior. O autor faz declarações sumárias e acredita que elas bastam para convencer o leitor daquilo que diz, mas suas declarações são incompletas ou genéricas demais.

3) Quarto parágrafo: aqui o autor tenta construir um argumento, que ele mesmo descarta ao final, sem mais nem menos.

4) Quinto parágrafo: o final (em especial o que foi assinalado em vermelho) não passa de uma tentativa malsucedida de proposta de intervenção, uma vez que “posicionar o pensamento” não chega a ser uma tarefa concreta.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 20
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 20
Nota final 360

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.