Negligência a cerca [acerca] de fatos

NOTA 2,5

Atualmente o que mais se discute no Brasil é a questão política relativa ao impeachment da presidente Dilma Roussef, a Rousseff. A Câmara dos Deputados é a responsável por cuidar do caso, contando com grupos contra, e a contra e a favor a à presidente da República em que ambos República. Ambos os grupos devem apresentar argumentos plausíveis acerca dos fatos.

A presidente foi denunciada, tendo o seu afastamento por conta de crimes de responsabilidade, em virtude de não demonstrar reação em relação ao estado das contas e no seu envolvimento com a Petrobrás, além da falta de responsabilidade de seus subordinados, fato que evidencia mais uma vez o crime de responsabilidade.

Não resta dúvidas de que o país está em crise, o aumento dos impostos comprova isso. O partido dos conservadores apoia a retirada da presidente Dilma, em que seu partido se utiliza de dos discursos democráticos afim a fim de esconder os verdadeiros interesses políticos, no entanto o afastamento da presidente não irá recuperar o país da crise de uma hora para outra, o processo de recuperação é um pouco lento.

Comentário geral

Texto fraco. O autor não soube expor seu ponto de vista, nem muito menos argumentar em sua defesa. Antes, apresentou os fatos de maneira não muito correta em relação à realidade, fazendo declarações equivocadas ou incompletas. De resto, a redação mesma se revela também incompleta, uma vez que o último parágrafo tem caráter mais argumentativo do que conclusivo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: não se trata apenas de apresentar argumentos plausíveis. É preciso apresentar provas que justifiquem a acusação, assim como outras que justifiquem a defesa. Além disso, há depois disso uma série de procedimentos legais, como a criação de uma Comissão Especial para analisar o pedido, a elaboração de um relatório admitindo ou não que o processo tramite, votação em plenário desse relatório. Então, o autor simplificou excessivamente o que deveria explicar.

2) Segundo parágrafo: como assim, tendo o seu afastamento? A presidente ainda não foi afastada. Além disso, a explicação dos motivos para que ocorresse o pedido de impeachment não está totalmente de acordo com a realidade dos fatos.

3) Terceiro parágrafo: Que partido dos conservadores? Não existe um Partido Conservador no Brasil. Mas quem são esses conservadores a que o autor alude e quais são seus verdadeiros interesses políticos? Nada disso é ponto pacífico e nem está claramente explicado no texto. O parágrafo se encerra de modo banal: claro que o impeachment não vai salvar milagrosamente o país e evidente que o processo é um pouco lento.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos