REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2016 Impeachment: a presidente deve perder o mandato?
Negligência a cerca [acerca] de fatos
Atualmente o que mais se discute no Brasil é a questão política relativa ao impeachment da presidente Dilma Roussef, a Rousseff. A Câmara dos Deputados é a responsável por cuidar do caso, contando com grupos contra, e a contra e a favor a à presidente da República em que ambos República. Ambos os grupos devem apresentar argumentos plausíveis acerca dos fatos.
A presidente foi denunciada, tendo o seu afastamento por conta de crimes de responsabilidade, em virtude de não demonstrar reação em relação ao estado das contas e no seu envolvimento com a Petrobrás, além da falta de responsabilidade de seus subordinados, fato que evidencia mais uma vez o crime de responsabilidade.
Não resta dúvidas de que o país está em crise, o aumento dos impostos comprova isso. O partido dos conservadores apoia a retirada da presidente Dilma, em que seu partido se utiliza de dos discursos democráticos afim a fim de esconder os verdadeiros interesses políticos, no entanto o afastamento da presidente não irá recuperar o país da crise de uma hora para outra, o processo de recuperação é um pouco lento.
Comentário geral
Texto fraco. O autor não soube expor seu ponto de vista, nem muito menos argumentar em sua defesa. Antes, apresentou os fatos de maneira não muito correta em relação à realidade, fazendo declarações equivocadas ou incompletas. De resto, a redação mesma se revela também incompleta, uma vez que o último parágrafo tem caráter mais argumentativo do que conclusivo.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: não se trata apenas de apresentar argumentos plausíveis. É preciso apresentar provas que justifiquem a acusação, assim como outras que justifiquem a defesa. Além disso, há depois disso uma série de procedimentos legais, como a criação de uma Comissão Especial para analisar o pedido, a elaboração de um relatório admitindo ou não que o processo tramite, votação em plenário desse relatório. Então, o autor simplificou excessivamente o que deveria explicar.
2) Segundo parágrafo: como assim, tendo o seu afastamento? A presidente ainda não foi afastada. Além disso, a explicação dos motivos para que ocorresse o pedido de impeachment não está totalmente de acordo com a realidade dos fatos.
3) Terceiro parágrafo: Que partido dos conservadores? Não existe um Partido Conservador no Brasil. Mas quem são esses conservadores a que o autor alude e quais são seus verdadeiros interesses políticos? Nada disso é ponto pacífico e nem está claramente explicado no texto. O parágrafo se encerra de modo banal: claro que o impeachment não vai salvar milagrosamente o país e evidente que o processo é um pouco lento.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.