Negligência ou descaso?

NOTA 3,5

São vários os fatores que culminaram a favor da na tragédia em Mariana. Negligenciaram o fato de que as pessoas, a natureza pessoas e a natureza mereciam cuidados e atenção redobrada.

Tudo isso poderia ter sido evitado, caso as autoridades locais tivessem fiscalizado com rigor, e se a própria mineradora tivesse cumprido com as normas e cuidados. O fato é que ninguém sabe as reais causas do ocorrido, muito se fala em recuperação do rio, da cidade e de toda região afetada.

A população foi afetada diretamente, a economia daquele lugar foi atingida, a natureza inclusa incluída nesse pacote de tamanha crueldade, e o prejuízo é incalculável. Tudo isso é consequência da falta de cuidados, da forma inadequada de estrutura do ambiente, e da pouca importância que se deu no ao que futuramente poderia acontecer.

As autoridades afirma afirmam que haverá punição pros para os culpados pela tragédia. É lamentável o fato de saber que as vidas perdidas ali naquele lugar, foram vitimas lugar foram vítimas de desrespeitos, de ignorarem a fiscalização com zelo e rigor.

O modo de produzir desse país tem que mudar, para que a natureza, e natureza e a população não sejam agredidas como vem ocorrendo com o passar dos tempos. As autoridades tem têm que tomar algumas as providências necessárias, necessárias: fazer cumprir as leis, fiscalizar leis e fiscalizarcom mais atenção, a fim de evitar novos desastres.

Comentário geral

Texto fraco. Não é uma dissertação, mas um conjunto de declarações sobre o tema desconectadas entre si. A linguagem está longe da norma culta. O autor tem dificuldade de expressar com a devida clareza e correção os fatos que pretende apresentar. Em nível de conteúdo, o texto fica no nível da banalidade.

Aspectos pontuais

1) Título: negligência e descaso têm significados equivalentes, então, a pergunta não faz muito sentido.

2) Primeiro parágrafo: fala em vários fatores, mas aponta só um: a negligência.

3) Segundo parágrafo: a) é preciso complementar o tivessem fiscalizado. Quem fiscaliza, fiscaliza alguma coisa, que deve estar explícita na frase para que ela esteja gramaticalmente completa. b) O autor não relaciona os fatos, apenas os expõe, mudando de foco sem mais nem menos.

4) Terceiro parágrafo: a) chamar os eventos de pacote é inadequado na norma culta. b) forma inadequada da estrutura do ambiente é uma expressão obscura, cujo sentido só pode ser imaginado pelo leitor, pois não está claro.

5) Quarto parágrafo: ou se ingnora a fiscalização ou não se fiscaliza com zelo e rigor. Somar as duas coisas não faz sentido.

6) Quinto parágrafo: Primeiro: Modo de produzir o quê? Segundo: o problema não é toda a produção do país, mas especificamente a extração de minério.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos