PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2019 Agrotóxicos ou defensivos agrícolas: dois nomes e uma polêmica

Redação corrigida 480

No que se refere à produção de alimentos

Inconsistente Erro Correção

No que se refere á à produção de alimentos, é notório o debate ocorrido entre diversos especialistas para a implantação definitiva de um dos termos "agrotóxico" ou "defensivo agrícola". Sendo uma problemática relacionada a falta de resultados que comprovem os reais efeitos dos pesticidas na saúde dos indivíduos.

É indubitável que, a que a utilização de "defensivo agrícola" é apropriada pelo ponto de vista de que contribuem para a eliminação de diversas pragas nas lavouras, que por consequência previnem a morte precoce dos alimentos cultivados.

No entanto entanto, "agrotóxico" também possui uma boa adequação, uma vez que o uso dessas substâncias anexado ao aumento dos espaços agrícolas tange negativamente o meio ambiente e a saúde da população.

Logo, o governo brasileiro deverá deverá, através de verbas governamentais, investir em pesquisas que evidenciem os verdadeiros impactos provocados pelas praguicidas e assim e, assim, estabelecer o seu determinado vocábulo.

Comentário geral

Texto com mais problemas do que qualidades. Breve demais para seus problemas de linguagem, além de discutir superficial e equivocadamente o tema da redação.

Competências

  • 1) Para um texto breve, há muitos erros e problemas de linguagem. Em especial, a oração que encerra o primeiro parágrafo, cuja sintaxe é truncada.
  • 2) Há uma incompreensão dos fatos que geraram a proposta de redação: não se trata de uma disputa para decidir qual o nome correto para os pesticidas usados na agricultura. Trata-se de discutir se os efeitos por trás desses nomes são mais positivos ou negativos para a sociedade, ou seja, trata-se de mostrar quem está certo: os ambientalistas ou os produtores.
  • 3) A argumentação é razoável. Nos dois parágrafos do desenvolvimento, o autor tenta levantar fatos que justificam um ou outro nome.
  • 4) O autor demonstra um domínio mediano dos recursos coesivos e consegue dar relativa unidade à sua redação.
  • 5) A conclusão é equivocada, pois deriva do primeiro equívoco do texto, a saber, o de que é preciso determinar o nome definitivo dos pesticidas.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.