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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2019 Agrotóxicos ou defensivos agrícolas: dois nomes e uma polêmica

Redação corrigida 520

Nomenclatura, propaganda e saúde

Inconsistente Erro Correção

No período da ditadura militar brasileira, os governantes utilizavam-se da ilusão utópica projetada na mente da população, por meio da propaganda. A partir deste desse fato, é possível traçar um paralelo com os dias atuais: mesmo 35 anos depois, as organizações governamentais, fazendo uso da publicidade, persuadem o povo a aceitar, sem objeções, as mudanças e normas impostas por ela.

Fato semelhante acontece aos ditos "defensivos agrícolas", que que, pelo discurso do governo, caracterizam-se apenas por protegerem de pragas as propriedades reservadas para agricultura. Entretanto, de 2007 a 2014, segundo a revista Exame, foram notificados aproximadamente 34.000 casos de intoxicação alimentar decorrente da ingestão de verduras com exacerbados excesso de agrotóxicos. Tal dado demonstra que esses produtos estão também envolvidos numa problemática referente à saúde pública. Ademais, em 2019, foram liberados liberadas para uso 328 novas substâncias do tipo para uso, o que explicita a falta de medidas que visem a apaziguar a adversidade.

Por conseguinte, concluímos que a forma escolhida pelos governantes para definir esse produto é fator relevante na percepção popular sobre o mesmo. Logo, como uma grande variedade de problemas é gerada, o termo que transmite tal perigo deve ser escolhido, ou seja, "agrotóxico". Vale também salientar que as iniciativas referentes ao aumento da produção orgânica no setor agrícola mostram-se crescentes, uma vez que o mercado mundial nesse setor também o faz, portanto faz. Portanto, é imprescindível divulgar ao povo tais movimentações.

Comentário geral

Texto razoável, cujo mérito é comunicar as ideias do autor, apesar de todas as suas dificuldades com a linguagem escrita.

Competências

  • 1) O autor tem dificuldades de se expressar por escrito. Sua linguagem padece de uma obscuridade que se exemplifica por expressões como "ilusão utópica", "mudanças e normas impostas" e "apaziguar a adversidade", cujo referencial objetivo não fica claro. Além do vocabulário, há uma sintaxe confusa e informal. Mesmo assim, o texto se salva, na medida em que comunica, ainda que vagamente, a tese do autor.
  • 2) O desenvolvimento deixa a desejar, por não seguir rigorosamente a estrutura da dissertação argumentativa. As comparações usadas no início do texto, embora pertinentes quanto ao conteúdo, parecem ter caráter exclusivamente retórico e impedir que o autor vá direto ao ponto.
  • 3) A argumentação é razoável, apesar de o autor atribuir caráter exclusivo à propaganda. A propaganda é o único recurso de que o governo dispõe para governar? Serve exclusivamente para vender ilusões? Todo o povo brasileiro acredita piamente nessas ilusões? Há um certo exagero do autor nesse ponto. Há mais coisas do que propaganda envolvidas no problema.
  • 4) Apesar de o texto apresentar coesão e unidade, o autor não sabe conectar corretamente as ideias de modo a se adequar às exigências do texto dissertativo-argumentativo.
  • 5) Onde está a sugestão de intervenção? Ela simplemente não existe.Falar em "aumento"... "crescente" é mostrar a dificuldade de fazer declarações com substância. Tamanha é a preocupação do autor com a forma, que ele se esquece do conteúdo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 520

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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