PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2020 Qualificação e o futuro do emprego

Redação corrigida 640

O advento tecnológico

Inconsistente Erro Correção

As constantes mudanças tecnológicas que ocorrem no mundo surgem das necessidades organizacionais em maximizar a produção e reduzir recursos, a recursos. A partir dessa demanda demanda, o surgimento de profissões que requerem conhecimentos básicos em tecnologia e o desaparecimento de outras é inevitável.

Cabe salientar que na última década o vocábulo (digital) "digital" ganhou novos significados, se significados. Se antes era sinônimo de TI, Tecnologia da Informação, na atualidade está relacionada com várias arias, por áreas. Por esse motivo motivo, trabalhadores cada vez mais familiarizados com a tecnologia sobressaem dentre os outros. É E a constante informatização e automatização de empresas exigem exige profissionais cada vez mais capacitados e com formação específica.

Por outro lado, pessoas que não foram educadas tecnologicamente, ou seja, não sabe sabem usar um computador ou outros componentes básicos da era digital, ficarão para trás. Ascensorista era uma profissão que existia na primeira metade do século 20, operava elevadores os quais eram manuais, com manuais. Com o aparecimento dos primeiros elevadores automáticos em 1930 a profissão desapareceu.

O investimento em educação e capacitação é uma boa estratégia para se manter no mercado de trabalho. A educação digital e é primordial para vivermos em uma sociedade que se transforma a todo momento.

Comentário geral

Texto muito bom em termos de linguagem, que poderia obter uma pontuação melhor, caso o autor aprofundasse sua reflexão sobre o tema.

Competências

  • 1) O autor escreve bem, apesar de não demonstrar domínio da pontuação e de grafar equivocadamente o verbo "ser" (na 3a. pess. do sing. do presente do indicativo) e a conjunção "e".
  • 2) A compreensão do tema é parcial e extremamente simplista. O texto se resume a afirmar que, em tempos de tecnologia, os trabalhadores que sabem usá-la serão preferidos pelo mercado de trabalho. O tema era mais complexo, menciona explicitamente o desaparecimento de muitas profissões, o desaparecimento do emprego e os problemas dos trabalhadores sem qualificação.
  • 3) Em meio à argumentação reducionista, o autor afirma, sem nenhum fundamento, que "digital" foi sinônimo de Tecnologia da Informação. Isso não só não é verdadeiro, como não tem nada que ver com a linha de raciocínio desenvolvida.
  • 4) O texto tem coesão em termos de ideias. Os recursos coesivos mal foram empregados.
  • 5) A premissa reducionista (ver comp. 2) resulta numa conclusão óbvia, além de genérica.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 640

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.