O Brasil e seus conflitos

NOTA 0,0

É de conhecimento geral que a notícia se espalha pelo Brasil inteiro, pois a manifestação está sendo falada em todo o território nacional. Com base nos conhecimentos os caminhoneiros estão reivindicando seus direitos.

Em consequência disso, vê-se a todo instante reportagens que vem a vêm julgar a manifestação, no entanto, dizem que os caminhoneiros estao estão causando desordem entre a população, nota-se qeos que os grevistas não estão apenas manifestando para si se manifestando em causa própria, e sim àqueles por aqueles que não tiveram coragem de sair nas às ruas a para declarar sua indignação. Em todos os canais há notas de esclarecimento que que, devido a à greve, está estão faltando remédios em hospitais, doadores, etc. Isso é praticamente um meio de não culpar os governantes e querem quererem pôr culpa nos caminhoneiros.

Em virtudes dos fatos mencionados, conclui-se que há uma esperança de vida melhor assim que a greve acabar.

Comentário geral

Infelizmente, o texto é insuficiente. Não existe uma reflexão, nem um encadeamento de argumentos para formar um raciocínio. O autor se limita a expor alguns fatos de maneira confusa e equivocada, extraindo uma conclusão equivocada, pois dos parágrafos anteriores não se extrai a conclusão apresentada. O texto como um todo é muito fraco e cada parágrafo apresenta alguns problemas graves, em termos de linguagem e de conteúdo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Começa com uma declaração tautológica afirmando que a notícia da manifestação se espalhou pelo Brasil porque é comentada em todo território nacional. Se a notícia não tivesse se espalhado, não poderia ser comentada em todo o país. b) A declaração final não faz muito sentido: com base em que conhecimentos?

2) Segundo parágrafo: a) Reportagens condenando a greve não são uma consequência do fato da manifestação ter ganhado tanta importância. b) É um equívoco dizer que os caminhoneiros não se manifestaram com reivindicações da categoria, mas em nome de todos os brasileiros. c) A imprensa não está comprometida com o governo, a ponto de livrá-lo de suas culpas, jogando-as nos caminhoneiros. O presidente foi criticado pela imprensa também. d) Notas de esclarecimento? O que a imprensa fez foi mostrar os fatos. As críticas ficaram por conta dos editoriais e dos colunistas.

3) Terceiro parágrafo: a conclusão é completamente incorreta. Do fato de a manifestação ter se tornado notícia e de a imprensa (supostamente) culpar os caminhoneiros não decorre a esperança de uma vida melhor ao fim da greve. A questão é bem mais complexa do que o autor consegue compreender.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 0,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos