O Caminho Certo para uma Educação de Qualidade

NOTA 7,5

A educação é o conjunto de métodos de ensino e os conhecimentos que ajudam explicar o mundo ao nosso redor. O ensino público brasileiro sofre principalmente pela falta de estrutura e disciplina. É importante a introdução de um método de ensino onde se exalte que tenha como bases a disciplina e a rigidez.

Muitas são as escolas no Brasil que passam por sérios problemas estruturais e pela falta de materiais básicos para o ensino. Isto acontece por causa da corrupção, pela falta de uma gestão inteligente dos recursos, de organização e do cumprimento das regras.

Em um cenário como esse esse, ainda prevalece mais um problema: a falta de disciplina, tanto dos alunos, quanto dos funcionários da escola. Um modelo de escola militar resolve completamente esse problema, pois, através de uma filosofia rígida do cumprimento das regras, evita-se a falta de compromisso dos alunos com o ensino.

Diante dos argumentos apresentados, infere-se que a disciplina e a rigidez são essenciais na construção de um cidadão educado, e que, através do investimento do poder público em uma gestão inteligente dos recursos aplicados à na educação e em escolas militares militares a educação brasileira pode, sim, tornar-se uma das melhores do mundo.

Comentário geral

Texto bom, mas o autor deveria ter desenvolvido mais extensamente a parte argumentativa (terceiro parágrafo), de modo a justificar efetivamente a afirmação que faz, como veremos nos aspectos pontuais. Fora os problemas pontuais, o texto tem de fato uma estrutura dissertativa e nenhum problema mais significativo em termos de linguagem. Tudo que se apontou em vermelho refere-se principalmente ao conteúdo e não à forma.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: A definição de educação apresentada no primeiro período, além de não ser de todo correta, não se liga ao que vem a seguir e parece estar ali gratuitamente, como uma divagação de caráter retórico e não como uma informação decisiva para o tema que está sendo introduzido. A redação, de fato, começa no segundo período.

2) Segundo parágrafo: quando se fala em cumprimento das regras, pressupõe-se que se trata de regras determinadas (usou-se o artigo definido as e conhecidas. No entanto, quais são essas regras? Regras do que? A expressão é incompleta: é impossível ter certeza sobre o que o autor se refere.

3) Terceiro parágrafo: o argumento não foi suficientemente explicado e desenvolvido. De que modo essa filosofia rígida de cumprimento das regras (e, de novo, que regras?) evita a falta de compromisso dos alunos. A tese do autor é que a disciplina rígida colabora com o aprendizado. Isso está claro, mas faltou dizer que motivos o levam a afirmar isso.

4) Quarto parágrafo: na conclusão, o aluno perde um pouco o foco. Os colégios militares se tornam secundários, diante da necessidade investimento do poder público em uma gestão inteligente dos recursos aplicados na educação e da ideia de que a educação brasileira pode tornar-se uma das melhores do mundo.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 7,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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