Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 560

O conservadorismo no Brasil (2)

Inconsistente Erro Correção

O conservadorismo, que vem ganhando espaço no Brasil, pode não ser tão conservador quanto se espera. Com os avanços da sociedade moderna moderna, o ecletismo está cada vez mais presente na democracia.

Muito se tem falado sobre projetos de leis conservadores como os ligados à família - aborto por exemplo, e à religião. ligados à família e à religião, como o aborto, por exemplo. Isso se dá, em dá em razão do aumento de segmentos, no Congresso Nacional, com aptidões religiosas, militares e ruralistas. Percebe-se um maior pluralismo de representatividade de parlamentares. Em que pese a diversidade do pensamento seja importante para legislações concludentes, não se pode misturar ideologias pessoais à política geral.

É notório, por outro ângulo, que que, em uma democracia democracia, seja perfeitamente possível e normal que nem a esquerda nem a direita se mantenham no poder por muito tempo, pois os pontos negativos de um justificar-se-ão para justificarão a entrada no poder do outro do outro no poder.

Nesse sentido Além disso, por mais que o conservadorismo, estando eleito, tenha pretensão de muitas mudanças, a própria população possui meios hábeis de aprovar ou não essas pretensões, pelo menos, enquanto a Constituição de 88 for a Carta Magna do Brasil vigorar a Constituição de 1988.

Comentário geral

Texto mediano, em que falta desenvolvimento e coesão. O autor lança uma ideia no primeiro parágrafo e não consegue conectá-la com o parágrafo seguinte, em que está tentando explicá-la. Aliás, o segundo parágrafo constitui-se de declarações independentes, que não chegam a formar um raciocínio. O melhor do texto se encontra nos dois últimos parágrafos, em que há efetivamente argumentos coerentes, dos quais se extrai uma conclusão.

Aspectos pontuais

Segundo parágrafo: a) o uso incorreto da palavra “aptidões” prejudica toda a primeira frase em vermelho. O autor deveria ter usado “tendências”. b) Talvez as bancadas a que o autor se refere tenham aumentado nas últimas eleições, mas elas ainda não estão no Congresso nem podem formular leis. Então, esse aumento a que o autor alude ocorreu quando? c) A legislatura anterior não era pluralista? O autor deveria explicar mais esse ponto. d) O que significa “legislações concludentes”? Cabia ao autor explicar. e) O parágrafo encerra com um truísmo, que não ajuda a argumentação.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.