REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos
O conservadorismo no Brasil (2)
O conservadorismo, que vem ganhando espaço no Brasil, pode não ser tão conservador quanto se espera. Com os avanços da sociedade moderna moderna, o ecletismo está cada vez mais presente na democracia.
Muito se tem falado sobre projetos de leis conservadores como os ligados à família - aborto por exemplo, e à religião. ligados à família e à religião, como o aborto, por exemplo. Isso se dá, em dá em razão do aumento de segmentos, no Congresso Nacional, com aptidões religiosas, militares e ruralistas. Percebe-se um maior pluralismo de representatividade de parlamentares. Em que pese a diversidade do pensamento seja importante para legislações concludentes, não se pode misturar ideologias pessoais à política geral.
É notório, por outro ângulo, que que, em uma democracia democracia, seja perfeitamente possível e normal que nem a esquerda nem a direita se mantenham no poder por muito tempo, pois os pontos negativos de um justificar-se-ão para justificarão a entrada no poder do outro do outro no poder.
Nesse sentido Além disso, por mais que o conservadorismo, estando eleito, tenha pretensão de muitas mudanças, a própria população possui meios hábeis de aprovar ou não essas pretensões, pelo menos, enquanto a Constituição de 88 for a Carta Magna do Brasil vigorar a Constituição de 1988.
Comentário geral
Texto mediano, em que falta desenvolvimento e coesão. O autor lança uma ideia no primeiro parágrafo e não consegue conectá-la com o parágrafo seguinte, em que está tentando explicá-la. Aliás, o segundo parágrafo constitui-se de declarações independentes, que não chegam a formar um raciocínio. O melhor do texto se encontra nos dois últimos parágrafos, em que há efetivamente argumentos coerentes, dos quais se extrai uma conclusão.
Aspectos pontuais
Segundo parágrafo: a) o uso incorreto da palavra “aptidões” prejudica toda a primeira frase em vermelho. O autor deveria ter usado “tendências”. b) Talvez as bancadas a que o autor se refere tenham aumentado nas últimas eleições, mas elas ainda não estão no Congresso nem podem formular leis. Então, esse aumento a que o autor alude ocorreu quando? c) A legislatura anterior não era pluralista? O autor deveria explicar mais esse ponto. d) O que significa “legislações concludentes”? Cabia ao autor explicar. e) O parágrafo encerra com um truísmo, que não ajuda a argumentação.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.