REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos
O conservadorismo no Brasil
A onda conservadora no Brasil alcançou um elevado nível após a eleição de Jair Bolsonáro na Bolsonaro à presidência da República, pois temos a frente um homem que usou de bases históricas para alcançar a sua vitória.
Além disso, não podemos ignorar que Jair Bolsonáro Bolsonaro obteve aceitação da maior parte da população, pelo fato de que suas propostas estão diretamente ligadas ao conservadorismo.
Tendo em vista que os brasileiros que tem têm posições tradicionais com relação a à legalização do aborto, ao casamento de pessoas do mesmo sexo, à pena de morte e à maioridade penal cresceu nos últimos anos.
Sendo assim, o Brasil nos próximos anos, anos será apenas o reflexo da própria opinião de grande parte da sociedade, com base em suas próprias ações e manifestações.
Comentário geral
Texto fraco. É, na verdade, um esquema que precisa ser desenvolvido, para virar uma dissertação. Nota-se que existe um raciocínio na forma com que o autor concatena suas ideias, mas falta apresentar mais conteúdo para que esse raciocínio se concretize e ganhe substância. Há outros problemas graves, contudo: numa redação telegráfica, dois parágrafos com problemas graves já correspondem a 50% do conjunto. Além disso, o autor desconsidera o que se exige na competência 5, diminuindo ainda mais sua nota.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: o que o autor entende por “bases históricas”? Se ele não se explica, o leitor não tem como entender isso. E, sendo essa uma ideia essencial ao que é dito no parágrafo, a falta de explicação compromete o conteúdo de todo o parágrafo.
2) Terceiro parágrafo: inicia-se com uma expressão (“tendo em vista que”) que o torna uma oração subordinada. Entretanto, não existe oração principal, de modo que o parágrafo não se enquadra nas exigências mínimas da sintaxe da língua portuguesa.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.