Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade

Redação corrigida 720

O desafio de combater a obesidade

Erro Alteração Correção

A sociedade contemporânea vem enfrentando alguns desafios que se referem muitas vezes a um estilo de vida adotado pela própria população, a população. A epidemia da obesidade é um desses desafios deles.

Com o tempo cada vez mais escasso, muitas pessoas acabam trocando uma alimentação saudável e balanceada, por restaurantes fast food, que em sua grande maioria oferecem alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias, entre eles, os quais o mais comum é o hambúrguer com batata frita. A mídia também explora em seus comerciais, o comerciais o consumo de alimentos altamente calóricos e industrializados, que reflete em obesidade de jovens e crianças que são crianças, muito influenciados por ela.

O resultado disso é uma população com problemas de sobrepeso e ou obesa, que precisa enfrentar problemas maiores relacionados a esse mal, pois a obesidade é porta de entrada para doenças mais graves como as cardíacas e o diabetes.

Para combater a obesidade obesidade, é preciso que o governo invista na educação alimentar desde o ensino básico, que apontem aponte os benefícios de uma dieta balanceada e saudável, e que mostre os riscos de uma alimentação que a à primeira vista pode ser muito tentadora, mas que trará malefícios ao longo dos anos. Além de criar agências reguladoras que possam monitorar e tentar minimizar a aparição e exploração exagerada na mídia de alimentos que comprovadamente fazem mal à saúde.

Comentário geral

Texto bem razoável, principalmente no que se refere à linguagem. Em termos de conteúdo, no entanto, é bastante superficial e pouco acrescenta ao que foi apresentado sobre o problema na coletânea de textos que compõem a proposta de redação. Vale destacar que o texto se encerra com uma frase sintaticamente truncada. A frase deveria dar continuidade ao restante do parágrafo, que tem como sujeito "o governo", que, além de investir na educação alimentar e mostrar os riscos da má alimentação, deveria criar as tais agências reguladoras. Mas isso também é uma sugestão meio arriscada: estamos falando de censura? Vale a pena acrescentar também que o autor não leva em conta as dificuldades que as pessoas têm de mudar hábitos e parece acreditar que o governo, apenas com programas educacionais, conseguiria resolver o problema. As coisas não são tão simples assim e é importante que o estudante tente pensar problemas e soluções sempre de modo amplo, investigando todos os seus aspectos. Para finalizar, os dois "ques" apontados em vermelho no segundo parágrafo constituem um vício de linguagem chamado "queísmo". Como a correção indica, o segundo "que" pode ser omitido.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 720

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.