O desinteresse da beleza moderna

NOTA 7,5

É possível definir um padrão para a beleza? Seria um padrão universal? A diversidade é uma das principais características do mundo moderno, mas vem sendo ameaçada pela "ditadura da beleza", onde em que o belo é estipulado e deve ser seguido para se viver bem na sociedade.

Kant diz que o belo é subjetivo, podendo ser mudado de acordo com cada perspectiva, ou seja, o que é considerado belo para um indivíduo poder não ser para outro. Levando em conta também Platão, outro grande filósofo, que acreditava que o belo, em sua plenitude, nunca poderia atingido em um plano físico. Porém, nada muda a situação atual, vive-se uma corrida sem fim para alcançar a beleza física.

O Brasil é o segundo país onde mais são realizadas cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, mas nem sempre os resultados são como o esperado.
Além de poder afetar o físico do paciente, a cirurgia plástica ameaça, também, o psicológico em casos de resultados ruins. Nem sempre existiram cirurgias para que se pudesse mudar o que lhe é que é insatisfatório, não seria possível continuar vivendo sem tais usos? O número de cirurgias realizadas por ano aumenta cada vez mais e, agora, atingindo ainda mais um maior número de jovens.

Aceitar-se e amar-se são as maiores armas contra a "ditadura da beleza", que domina a sociedade atual. "O belo, é belo é tudo quanto agrada desinteressadamente." A saúde mental e física vem à frente de qualquer outra coisa, se cuidar é se amar.

Comentário geral

Texto muito bom, cujo problema principal é a falta de coesão, o que lhe dá um caráter divagativo, como veremos nos aspectos pontuais. Além disso, há momentos decisivos em que o aluno não sabe se expressar com a precisão e clareza suficientes e, em nenhum momento lhe ocorre perguntar quais as causas da ditadura da beleza. Esse é um ponto fundamental para qualquer texto dissertativo. O que causa o problema exposto? Essa é a questão que deve orientar a análise de qualquer tema. O parágrafo final é bom, mas também peca pelo caráter divagativo: o autor coloca lado a lado ideias próximas, sem formular um raciocínio. O que a frase sobre o belo agradar desinteressadamente tem a ver com o restante do parágrafo?

Aspectos pontuais

1) O título é ambíguo e não condiz com a realidade. No mundo moderno há um grande interesse pela beleza, só por isso se pode falar em ditadura da beleza

2) Primeiro parágrafo: a expressão é insuficiente para explicar o que o aluno chama de ditadura da beleza. Na verdade, trata-se de que a sociedade e os meios de comunicação impõem padrões de beleza e as pessoas acabam se sentindo forçadas a segui-los para não se sentirem mal consigo mesmas.

3) Segundo lugar: O que o autor parece querer dizer é que, apesar das opiniões dos filósofos citados, a situação continua a mesma. Então, o correto seria dizer: Porém, nada disso muda a situação atual...

4) Terceiro parágrafo: O autor começa a frase com informações quantitativas e, a partir do mas muda bruscamente o seu foco. Teria de haver uma transição entre uma ideia e outra. Exemplo: O Brasil é o segundo país do mundo onde mais cirurgias plásticas são realizadas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Será que essa grande quantidade é uma garantia de bons resultados? Muitas notícias sobre fracassos apontam em outra direção.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,5
Nota final 7,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos