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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 480

O dilema que circunda a preservação da floresta amazônica

Inconsistente Erro Correção

A floresta amazônica é maior floresta equatorial do mundo e sua maior parte está no território brasileiro. Após a promoção do povoamento da região norte foi implantado varias politicas norte, foram implantadas várias políticas de atração de investimento que subsidiaria subsidiariam a expansão da região. Portanto, observa-se diante da que a intensa atividade antrópica na região tem ocasionado problemas ambientais sérios, como as queimadas e o desmatamento e entre outros; colocando desmatamento, que colocam em risco a fauna, flora, e posterior fauna e a flora, além de provocar o aquecimento do planeta.

Por conseguinte, há uma necessidade de interferir em frente aos nos desastres ambientais causados pela ação antrópica que tem deteriorado grande parte da floresta amazônica. Os estudos apontam que há uma urgência de controlar e sanar os danos que a floresta vem sofrendo, e assim para preservar fauna e flora daquela região; são necessário medidas tente região. São necessárias medidas que visem assegurar à a preservação e impedirem de impedir ataques a à floresta.

Todavia, as queimadas no norte do Brasil têm preocupado todos, por ser uma floresta de grande valia no equilíbrio do planeta. Após as polêmicas que geraram entorno se geraram em torno da preservação, há um dilema que permeia na a sociedade no diz respeita a preservação no que diz respeito à preservação: quem dever garantir; o deve garanti-la: o governo do Brasil ou uma conjuntura um conjunto de governos de outros países? O Brasil tem grande potencial de adotar medidas que promova promovam a preservação da floresta e assim usufruir do patrimônio de forma sustentável.

Contudo, é preciso que as politicas políticas ambientais proporcionem o bem-estar da floresta, assegurando a preservação rigidamente; o governo brasileiro e a sociedade tome devem tomar consciência do patrimônio que tem têm. A sociedade reivindicar das autoridades promoção da educação ambiental para pessoas que reside residem na região e as indústria indústrias que se pretende instalar adotar adotarem medidas sustentáveis. As fiscalizações sejam constantes, e assim vise o ambiente livre de queimadas, desmatamento e etc.

Comentário geral

Texto com problemas graves em três competências, o que o compromete como um todo.

Competências

  • 1) Há muitos erros de gramática e problemas de linguagem, que vão da expressão redundante no primeiro e no segundo parágrafos, até as confusões agramaticais do último parágrafo que precisaria ser reescrito. "Bem-estar da floresta" é uma expressão em linguagem figurativa, que atenta contra a objetividade do texto.
  • 2) Em termos de estrutura, o texto deixa a desejar: os dois primeiros parágrafos são divagações sobre a ação antrópica prejudicial à floresta. Só no terceiro parágrafo o autor introduz o tema da redação, mas nem chega a desenvolvê-lo, passando a apresentar a sugestão de intervenção.
  • 3) Há mais argumentos nos parágrafos iniciais do que naqueles que efetivamente se voltam para o tema da redação. Ainda assim, todas as declarações do autor são muito genéricas e carecem de fundamentação, de provas factuais, daquilo que se afirma.
  • 4) O autor se esforça para usar os recursos coesivos da linguagem, mas não chega a usá-los bem, como demonstram as duas conjunções adversativas que inicial o terceiro e o quarto parágrafos.
  • 5) Muito mal redigido, o parágrafo faz sugestões genéricas demais.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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