PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2020 Qualificação e o futuro do emprego

Redação corrigida 400

O futuro dos desempregados no Brasil

Inconsistente Erro Correção

Muito se discute o crescimento desenfreado do desemprego no Brasil, decorrência do aumento da força de trabalho e a da preocupante substituição do serviço humano por máquinas.

Registros Pesquisas apontam que o crescimento populacional afeta na criação de empregos para os recém chegados recém-chegados ao mercado de trabalho, fazendo com que essas pessoas procurem uma maneira mais fácil de ganhar na a vida, buscando suprir suas necessidades no crime.

Ademais, a procura por emprego se torna ainda mais difícil por conta da crescente substituição do trabalho humano por máquinas e inovações tecnológicas. Futuramente Futuramente, as vagas só surgirão para quem tem tiver uma alta qualificação, gerando um grande número de trabalhadores incapazes.

Tendo em vista os argumentos apresentados, fica claro que essa situação não evidência evidencia uma solução de curto prazo. Cabe às instituições de ensino investir, de fato, em uma boa formação, inserindo pessoas qualificadas ao mercado de trabalho. E por fim, cabe à sociedade dar as mesmas oportunidades para todos e cuidar para que esse erro não se repita no futuro.

Comentário geral

Texto fraco. A linguagem fica na média baixa dos estudantes brasileiros, como se pode ver pelos resultados de muitos anos de ENEM. Em termos de conteúdo, no entanto, o texto deixa muito a desejar. Praticamente, o autor faz uma paráfrase da proposta de redação, tal qual a entendeu e seu entendimento é bastante superficial e equivocado, como se vê pela referência ao mundo do crime, uma extrapolação do que é dito na proposta. Há absurdos como falar que um problema futuro não terá solução no "curto prazo" ou chamar a influência do desenvolvimento tecnológico no mundo do trabalho um "erro" que não pode ser repetido. Trata-se de um fato que, como tal, pode ser bom ou ruim, mas nem certo nem errado.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.