Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 400

O futuro é agora: politize-se!

Inconsistente Erro Correção

O Brasil carrega carrega, desde o passado, características conservadoras que que, com o passar dos anos, tornaram-se a identidade do país. Com alterações pela sociedade moderna e com os conflitos culturais da sociedade conservadora do passado.

A sociedade moderna está implantando uma nova identidade para o Brasil, com formas de pensamentos e atitudes contrárias aos conservadores do passado passado, mediante atitudes revolucionárias revolucionárias, como o casamento e a adoção entre casais do mesmo sexo, legalização da maconha, pena de morte para quem cometa crimes hediondos e redução da maioridade penal.

Com isso, contrapondo-se com a à realidade, os conservacionistas conservadores, através das tradições, costumes e pensamentos em relação à família tradicional, a religião tradicional e à religião, opõem-se aos pensamentos modernos ditando regras, as quais a maioria não aceitam aceita por causa da nova forma de pensamento das novas gerações.

Conclui-se que a sociedade moderna, precisa moderna precisa de posicionamento político, crenças e convicções mais incisivas. Com a população escolhendo seu futuro na hora de votar e posicionando-se frente as às convicções políticas e ideológicas e enraizando o conservacionismo conservadorismo de forma respeitosa entre a população.

Comentário geral

Lamentavelmente, o texto é muito fraco. As únicas frases que fazem algum sentido são as que permaneceram em preto, ou seja, um percentual mínimo da redação. Todo o resto é uma grande confusão agramatical, que não respeita a sintaxe, a pontuação, o uso adequado do vocabulário. De todo o texto, o leitor só pode compreender que o autor tem noção de que existe algo chamado conservadorismo (e não “conservacionismo”), que se opõe aos valores progressistas da sociedade contemporânea. Nem chega a ficar subentendido se o autor é contra ou a favor do progressismo, por oposição ao pensamento conservador.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a frase em vermelho não obedece a pontuação nem a sintaxe do português.

2) Segundo parágrafo: não se trata de “atitudes revolucionárias”, mas de propostas que rompem com a tradição e cujo caráter revolucionário pode ser maior ou menor. Para piorar, o autor coloca como revolucionárias tanto propostas progressistas (casamento entre pessoas do mesmo sexo, legalização das drogas) quanto conservadoras (diminuição da maioridade penal e pena de morte). Isso evidencia que ele não entende muito bem o que opõe os dois partidos em questão.

3) Terceiro parágrafo: muito confuso. O autor tenta descrever o conflito entre as duas visões de mundo (conservadora e progressista), mas faz isso num período tão desorganizado que mal se pode entender o seu posicionamento nesse conflito.

4) Quarto parágrafo: aqui, além de confusão há contradição. O autor parece defender o progressismo, mas fala em criar espaço (enraizamento social) para os conservadores.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.