REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos
O futuro é agora: politize-se!
O Brasil carrega carrega, desde o passado, características conservadoras que que, com o passar dos anos, tornaram-se a identidade do país. Com alterações pela sociedade moderna e com os conflitos culturais da sociedade conservadora do passado.
A sociedade moderna está implantando uma nova identidade para o Brasil, com formas de pensamentos e atitudes contrárias aos conservadores do passado passado, mediante atitudes revolucionárias revolucionárias, como o casamento e a adoção entre casais do mesmo sexo, legalização da maconha, pena de morte para quem cometa crimes hediondos e redução da maioridade penal.
Com isso, contrapondo-se com a à realidade, os conservacionistas conservadores, através das tradições, costumes e pensamentos em relação à família tradicional, a religião tradicional e à religião, opõem-se aos pensamentos modernos ditando regras, as quais a maioria não aceitam aceita por causa da nova forma de pensamento das novas gerações.
Conclui-se que a sociedade moderna, precisa moderna precisa de posicionamento político, crenças e convicções mais incisivas. Com a população escolhendo seu futuro na hora de votar e posicionando-se frente as às convicções políticas e ideológicas e enraizando o conservacionismo conservadorismo de forma respeitosa entre a população.
Comentário geral
Lamentavelmente, o texto é muito fraco. As únicas frases que fazem algum sentido são as que permaneceram em preto, ou seja, um percentual mínimo da redação. Todo o resto é uma grande confusão agramatical, que não respeita a sintaxe, a pontuação, o uso adequado do vocabulário. De todo o texto, o leitor só pode compreender que o autor tem noção de que existe algo chamado conservadorismo (e não “conservacionismo”), que se opõe aos valores progressistas da sociedade contemporânea. Nem chega a ficar subentendido se o autor é contra ou a favor do progressismo, por oposição ao pensamento conservador.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a frase em vermelho não obedece a pontuação nem a sintaxe do português.
2) Segundo parágrafo: não se trata de “atitudes revolucionárias”, mas de propostas que rompem com a tradição e cujo caráter revolucionário pode ser maior ou menor. Para piorar, o autor coloca como revolucionárias tanto propostas progressistas (casamento entre pessoas do mesmo sexo, legalização das drogas) quanto conservadoras (diminuição da maioridade penal e pena de morte). Isso evidencia que ele não entende muito bem o que opõe os dois partidos em questão.
3) Terceiro parágrafo: muito confuso. O autor tenta descrever o conflito entre as duas visões de mundo (conservadora e progressista), mas faz isso num período tão desorganizado que mal se pode entender o seu posicionamento nesse conflito.
4) Quarto parágrafo: aqui, além de confusão há contradição. O autor parece defender o progressismo, mas fala em criar espaço (enraizamento social) para os conservadores.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.