Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade

Redação corrigida 640

O impasse da superação da obesidade no Brasil

Erro Alteração Correção

Segunda a constituição da república federativa do Brasil Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a saúde é um direito de todos e um dever do estado, ou seja, compete ao estado oferecer uma saúde integral e com equidade, segundo alguns princípios do SUS (sistema único de saúde Sistema Único de Saúde), para combater o agravo de doenças crónicas crônicas e agudas e oferecer uma melhor qualidade de vida a população brasileira. Porém, atualmente uma das grandes dificuldades que o governo brasileiro vem sofrendo é o combate da obesidade e o do sobrepeso, sendo está essa problemática muitas das fezes vezes relacionada com a má alimentação devido ao grande mercado mundial que oferta produtos extremamente calóricos e ao sedentarismo referente relacionado em algumas situações com a obesidade infantil. Sendo assim, é muito importante que se discuta discutam os meios para a superação do excesso de peso na sociedade brasileira.

Em primeiro lugar, é preciso levantar uma discussão sobre o grande mercado de empresas multinacionais do ramo alimentício que representa grande ação sobre o aumento nos casos de obesidade. Grande parte desses dessas empresas possui um grande investimento em marketing para atrair novos clientes, e clientes e grande parte do público infantil é amplamente influenciado por meio da oferta do alimento junto com brinquedos que atrai atraem a sua atenção. Dessa forma, divido devido ao consumo desses alimentos calóricos calóricos, a adiposidade tende a aumentar principalmente no público infantil e agravar resultar em doenças, como diabetes tipo 2 2 e problemas cardiovasculares cardiovasculares, além de fomentar esse tipo indústria alimentícia. Sendo assim deve-se procurar alternativas para eliminar o crescente número de obesos, buscando controlar o crescimento dessas empresas.

Em segundo lugar, outro motivo importante no aumento do índice de sobrepeso é o sedentarismo. Atualmente a transição de um público infantil que era estimulado a ter uma constante atividade física para um público que está influenciado por aparelhos tecnológicos, como vídeos games, celulares em outros dispositivos que não tem têm a necessidade de ter grande locomoção, leva ao sedentarismo que que, relacionado a à falta de atividade física e com o ao consumo excessivo de alimentos calóricos, como os de fast food, desempenha considerável papel na obesidade. À vista disso, a obesidade infantil proporciona consequências graves, desde doenças crônicas e agudas e até mesmo o bullying.

Em virtude dos argumentos apresentados, infere-se, portanto, que deve-se se devem buscar alternativas para combater a obesidade e o sobrepeso não devendo está fazer parte da sociedade brasileira. Logo, cabe ao governo federal Governo Federal, juntamente com o sistema único de saúde Sistema Único de Saúde, incentivar o consumo de alimentos saudáveis por meio de campanhas em mídias sociais e escolas a fim de combater o consumo de alimentos ricos em calorias. Ademais, é preciso que as escolas escolas, com apoio dos pais pais, estimulem seus filhos a praticarem esportes, como natação, futebol natação e futebol, para que se possa combater o sedentarismo nas casas das famílias brasileiras. Dessarte, a obesidade e o sobrepeso no Brasil estarão se findando-se aos poucos.

Comentário geral

Texto razoável, apesar da prolixidade e da redundância que se manifestam em todos os parágrafos. No âmbito da gramática, há erros inadmissíveis para um estudante ao final do ensino médio. Fora isso, há outros problemas de linguagem. Como ponto positivo, pode-se mencionar o esforço do autor para manter-se numa estrutura dissertativa, desenvolvendo uma argumentação, apesar dos já mencionados problemas linguísticos.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Primeiro o autor fala em "segundo a Constituição", mais adiante, na mesma frase, em "segundo alguns princípios do SUS". Seria mais racional dizer: "Segundo a Constituição e alguns princípios do SUS". Agora, o que são esses "princípios do SUS"? A expressão é ambígua. b) Com equidade? Como assim? Já se disse que a saúde é um direito de todos. A equidade termina aí. Não se pode oferecer tratamentos iguais para doenças diferentes. c) por "grande mercado mundial", o autor provavelmente se refere à indústria alimentícia.

2) Segundo parágrafo: a) "grande mercado" e "grande ação" são expressões imprecisas e redundantes. b) Todo o argumento desse parágrafo é confuso. Primeiro o autor fala em discutir as grandes empresas. Logo em seguida, fala em controlá-las. Se ele já sabe que se deve controlá-las, não há o que discutir. c) De resto, há um círculo vicioso involuntário na afirmação de que o marketing das empresas fomenta a obesidade que fomenta as próprias empresas.

3) Terceiro parágrafo: a) o autor comete um deslize quando diz que os aparelhos não têm necessidade de locomoção. Na verdade, ele está se referindo aos usuários. b) "celulares em dispositivos"? Como assim? c) o bullying é mais grave que as doenças crônicas e agudas? Por quê?

4) Quarto parágrafo: a) pela segunda vez, o autor grafa incorretamente o pronome "esta". b) o pronome "seus" refere-se aos antecedentes "escolas e pais". Os filhos são só dos pais e não das escolas. Ou seja, mais ambiguidade e confusão. b) O parágrafo se encerra com esse trecho em vermelho que concentra muitos erros, do gerundismo ao uso incorreto do pronome reflexivo "se".

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 640

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.