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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?

Redação corrigida 600

O método eficaz de melhorar a educação

Inconsistente Erro Correção

Nos dias atuais, a falta de respeito, a indisciplina e outras inúmeros problemas tem têm feito parte da rotina nas escolas. Muito se discute se o ensino ensino, visando a autoridade e disciplina disciplina, colabora para o melhoramento na da educação, da formação de cidadãos mais responsáveis e se o ensino militar, que visa apresenta ao máximo essas características, favorece uma melhor educação.

Atualmente Atualmente, a preguiça e a falta de respeito estão fazendo parte nada vida escolar de muitos estudantes, que podem variar de um simples fato de não fazer suas tarefas avaliativas, até o desrespeito e agressões contra seus professores. Os problemas citados, ocorre citados ocorrem, muitas vezes vezes, por falta de cobrança e rigidez nas escolas, logo, gerando gerando consequentemente estudantes com baixos desempenhos baixo desempenho e sem perspectivas para o futuro.

Inúmeras pesquisas vem vêm apresentando que as escolas militares militares, que visam o cumprimento rigoroso das regras e disciplina excessiva, geram estudantes com ótimos desempenhos escolares ótimo desempenho e boas notas em concursos e vestibulares. Além disso, também mostra mostram que o ensino militar contribui para a decisão na escolha de profissões na vida futura dos estudantes.

Pode-se concluir que a junção de disciplina e responsabilidade dentro da na educação colabora para a mesma com ela, formando estudantes mais responsáveis, educados, e com melhores desempenhos melhor desempenho. Por todos esses aspectos seria beneficioso que a educação brasileira se objetivasse em inserir a disciplina e responsabilidade dentro das escolas.

Comentário geral

Texto acima da média, embora não chegue a ser, de fato, um bom texto, seja pelos problemas de linguagem, seja pela maneira superficial com que o tema é abordado. De qualquer forma, o autor cumpriu as exigências da proposta e produziu um texto dissertativo-argumentativo, apesar do caráter excessivamente genérico.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o autor usa incorretamente o verbo visar duas vezes, no sentido de ter como finalidade. O ensino nos colégios militares não visam a autoridade e a disciplina. Esse não é o seu fim, mas o meio para atingir seus objetivos educacionais.

2) Segundo parágrafo: a) o trecho em vermelho está mal colocado e parece referir-se a estudantes, quando de fato se referem à preguiça e à falta de respeito. A frase deveria ser reescrita de modo a evitar a ambiguidade: Atualmente, a preguiça e a falta de respeito, que podem variar de um simples fato de não fazer suas tarefas avaliativas até o desrespeito e agressões contra seus professores, estão fazendo parte da vida escolar de muitos estudantes. b) Entende-se o que o autor quer dizer com falta de cobrança, mas a expressão é coloquial e inadequada, pois fica a dúvida: cobrança de quê? Era melhor falar em falta de disciplina.

3) Terceiro parágrafo: a) A que pesquisas o autor se refere? Ele poderia dar pelo menos um exemplo? É provável que não porque essas inúmeras pesquisas não existem. O que existe é o resultado do Enem. b) Mais uma vez o mesmo erro em usar o verbo visar. c) Execessiva é um termo inadequado. Se ela é excessiva é porque ultrapassa os limites do razoável. Certo seria falar em grande disciplina ou muita disciplina. d) De onde o autor tirou a informação que os colégios militares colaboram com a escolha da profissão? É preciso citar a fonte. E as tais inúmeras pesquisas já provaram ser um a fonte inexistente.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 150
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 150
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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