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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2019 Agrotóxicos ou defensivos agrícolas: dois nomes e uma polêmica

Redação corrigida 400

O nome é o menos importante

Inconsistente Erro Correção

A questão do de o atual governo brasileiro liberar mais de 260 (duzentos e sessenta) 260 tipos de pesticídas pesticidas no cultivo agrícola não é um debate atual, já vem de boas décadas anteriores. O fato é: como vamos lidar com esse alto número liberado, uma vez que vem prejudicando à saúde da população? O Brasil cresceu muito na produção de insumos vegetais, mas, paradoxalmente, não consegue lidar com os fatores negativos do uso dessas substâncias.

Em primeiro lugar, é normal a utilização de pesticídas pesticidas para combater às as pragas advindas das das lavouras. E nesse cenário, o mercado brasileiro evoliu evoluiu muito, produzindo mais por hectares, o que justifica seu alto índice de emprego dos agrotóxicos nos alimentos plantados.

Entretanto, o que não se admite, e isso ocorre cada vez mais, é usá-los sabendo que prejudicam o Meio Ambiente meio ambiente, especialmente o ser humano. Não estamos sabendo lidar com esse aspecto negativo que está manchando a imagem do nosso Estado, trazendo mais conflitos internos de interesses e divisão política, e a população acaba refém da informação mal veiculada, a qual usa nomenclaturas não técnicas.

Outro sim Outrossim, é que cada grupo vai defender sua bandeira ideológica. Uns dizem que é em razão de ganhos lucrativos, outros argumentam que sem eles não seriam capazes de produzir em grande escala devido às exingências exigências dos consumidores. De qualquer forma, o posicionamento varia frente ao lado que se luta.

Destarte No entanto, a questão do nome é o menos importante nessa seara área. Porém, defensivos agricolas agrícolas são uma terminologia que não remetem remete negativamente no seio social, devendo ser adotada nesse contexto. Eles foram criados para controlar e combater às as pragas da lavoura. Um controlhe controle rigoroso desses produtos oriundos daqueles que são nocivos e Punições celeres punições céleres e mais severes severas para os infratores que usam sabendo que são universalmente proibidos na no plano nacional e internacinal internacional.

Comentário geral

Texto fraco, muito confuso, em que se nota a preocupação do autor em se expressar numa linguagem supostamente formal, em prejuízo do conteúdo, que é superficial e desorganizado.

Competências

  • 1) No âmbito da linguagem, o texto tem trechos confusos ou surrealistas, a exemplo do primeiro parágrafo que diz que a posição do governo atual já era debatida há décadas. Quem poderia prever no passado qual seria o governo atual e quais as suas medidas em relação aos pesticidas? Para não falar de expressões como "insumos vegetais", com que o autor julga se expressar de modo formal e culto, mas que nada significam.
  • 2) Não há uma sequência argumentativa. O primeiro parágrafo é nulo. O segundo e o terceiro se comunicam, mas no quarto o autor perde o foco e passa a tratar da questão dos pesticidas, sem resolver o conflito entre os aspectos positivos e negativos que ele lhes atribuiu anterioremente. Por fim, chega a uma conclusão confusa em que diz que o nome não é importante, mas que "defensivos agrícolas" é mais correto do que "agrotóxicos", sendo que essas substâncias devem ser rigorosamente controlada e os infratores (que infringiram o quê?) punidos.
  • 3) O grande problema é sempre o foco. O autor não discute se os pesticidas são tóxicos ou não. Passa a falar da imagem negativa do Brasil, de bandeiras ideológicas, da perspectiva pela qual o problema é encarado. Enfim, parece estar mais divagando do que dissertando.
  • 4) O uso inadequado de palavras como "outrossim" e "destarte" evidencia que o autor está mais preocupado em dar um tom retórico ao seus texto, do que a refletir de modo lógico e objetivo sobre o tema.
  • 5) A conclusão tem problemas linguísticos e abre questões que não se relacionam com nada dito anteriormente, como falar que há pesticidas mais nocivos e outros menos nocivos, daí a necessidade de controle e punição.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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